Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Na vida aprendemos

Na vida, aprendemos! E como aprendemos! Principalmente com os erros cometidos no caminho: são eles que nos ensinam muito. Mas há um detalhe - aprende quem está disposto a aprender com o erro, pois muitos profissionais estão mais voltados para o problema do que para a solução. 

Reclamar e dar voz às lamúrias não leva a lugar nenhum! No entanto, quem está focado na solução vai olhar para o que pode ser aprendido dos erros ou dos fracassos. Isso não quer dizer que o profissional não lemente. Lamenta, sem dúvidas, mas consegue seguir a vida voltado para solução. Isso significa transformar erros em aprendizados e, assim, não cometer o mesmo erro novamente. Errar é totalmente humano, mas cometer o mesmo erro várias vezes é, no mínimo, desatenção e desinteresse.

Sempre que possível, faça um levantamento de todos os aprendizados que a vida trouxe nos últimos meses. Provavelmente, não foram poucos. Mas não fique com o pensamento fixo no erro! Errou? Aprenda, não repita e vire a página! Novos erros surgirão no caminho, por isso não repita os que já cometeu. Siga adiante, aprendendo com as experiências. 

Simon Sinek, em seu livro "Comece pelo Porquê", aborda a importância de entender o propósito por trás das ações e decisões. Ele argumenta que quando temos um "porquê" claro, somos capazes de superar os obstáculos e aprender com os erros de forma mais eficaz. 

Quando alinhamos nossos erros ao nosso "porquê", ao nosso propósito mais profundo, transformamos fracassos em oportunidades de crescimento. Em vez de ver os erros como falhas, começamos a enxergá-los como passos necessários no caminho para alcançar nossos objetivos.

Cinco possibilidades de solução para enfrentar os erros

1. Reflexão e autoavaliação

Tire um tempo para refletir sobre os erros cometidos. Pergunte-se o que deu errado e o que poderia ter sido feito de maneira diferente. Esta prática de autoavaliação pode fornecer insights valiosos.

2. Foco na solução

Em vez de se prender ao problema, concentre-se em encontrar uma solução. Desenvolva um plano de ação para corrigir o erro e evitar que ele aconteça novamente.

3. Apoio e Mentoria

Busque apoio de colegas, mentores ou profissionais mais experientes. Eles podem oferecer perspectivas diferentes e ajudar a encontrar soluções que você talvez não tenha considerado.

4. Prática da Resiliência

Desenvolva a capacidade de se recuperar rapidamente dos erros. A resiliência permite que você veja os erros como oportunidades de aprendizado, em vez de obstáculos intransponíveis. 

5. Documente seus aprendizados

Mantenha um registro dos erros cometidos e das lições aprendidas. Revisitar esses registros pode ajudar a lembrar das soluções encontradas e evitar a repetição dos mesmos erros.

A vida é um processo contínuo de aprendizagem. Ao abraçar nossos erros e extrair deles valiosas lições, nos tornamos mais resilientes e preparados para enfrentar novos desafios. Lembre-se, não se trata apenas de aprender com os erros, mas de usar esses aprendizados para crescer e evoluir continuamente. Como Simon Sinek destaca, quando conhecemos nosso "porquê", navegamos pelos erros com a certeza de que cada experiência nos aproxima mais de nossos objetivos.


E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.









Posts Relacionados:











Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão



Abaixo o banner da Vivara que é um anunciante aqui do blog. E que tem amor pelos detalhes em suas peças além de estar em momentos especiais e eternos da vida de cada cliente. Para quem ama joias e sabe o quão especial elas são que a Vivara tem peças incríveis, já conhece? Clica no banner e vai lá espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...