Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Voltar ou não para o escritório?



Em virtude da pandemia de 2020 essa passou a ser uma dúvida muito comum entre os empreendedores que estão trabalhando em casa a alguns meses já. Abaixo listei 10 questões a serem consideradas durante o processo de decisão.

1) Observar as regras Estaduais, Municipais e condominiais para saber se esse retorno é possível.

2) Durante esse período que já está se trabalhando home office como foi o desempenho dos lideres e da equipe? É possível seguir trabalhando home office sem afetar a produtividade? Se voltarmos teremos espaço para manter o distanciamento adequado? É possível manter janelas abertas mesmo com o frio?

3) É possível toda a equipe trabalhar de casa depois que tudo isso passar? Ou parte da equipe precisará do escritório e outra parte não?

4) Se parte da equipe precisará e outra não quem sabe entregar esse imóvel e alugar um outro menor pós pandemia?

5) O imóvel que está o escritório é alugado? Se esse imóvel fosse entregue (desalugado) seria possível guardar esse dinheiro para alavancar o negócio pós pandemia? 

6) Considerando esse período que já estão trabalhando em home office: é possível trabalhar em casa? As pessoas que vivem com você pensam o mesmo? Sempre considere as pessoas que residem na casa.

7) Se precisar encontrar a equipe para alinhar necessidades e objetivos é possível alugar meio período em um coworking uma vez por semana? ou a cada quinze dias? Faça o cálculo e tenha tudo na "ponta do lápis". 

8) Trabalhar em casa viria de encontro aos planos pessoais? Isso quer dizer: quais os planos pessoais para os próximos meses ou anos? Seria boa essa mudança?

9) Conversar com o seu contador e advogado é interessante para essa fase de tomada de decisão pois assim será possível fazer os cálculos de quanto seria a economia ou o investimento de ter a equipe trabalhando em casa. É importante mensurar valores para que a decisão esteja bem embasada.

10) Duas das perguntas que ouço muito: Mas e o status de ter um escritório como fica? Como ficará minha credibilidade? 
Primeiro pense em você: vida profissional X vida privada e se você conseguirá manter a credibilidade trabalhando de casa. Conheço bons profissionais com muita credibilidade no mercado e que trabalham de casa. 

Minha sugestão é: responda uma por uma das questões no pdf que está no post "Como tomar uma decisão?". É uma lista de prós x contras x expectativas será útil para escrever, visualizar e avaliar de forma mais clara. Imprima duas ou três folhas para que tenha bastante espaço! Comece já!

Quem passa pelos momentos difíceis nem sempre são os mais fortes e sim os que se adaptam mais facilmente a nova realidade. Então adapte-se da melhor forma possível para si e para os envolvidos e siga em frente.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças de

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos