O tema desse último post da série venda à distância foi escolhido pelos meus seguidores em uma enquete que fiz no stories do instagram: aprofundar o tema pós venda. Além do post: de presente para vocês fiz um check list em PDF para imprimir baseado em minha experiência profissional e técnica. É um assunto que gosto muito pois além de ser um tanto controverso eu exerci e ensinei pós-venda por doze anos consecutivos e mais uns anos aleatórios. Para quem não sabe trabalhei ativamente com comércio por todo esse tempo: gerenciando pessoas e ensinando dia após dia esse relacionamento estreito com o cliente.
Foi no pós venda que criei relacionamentos de confiança recíproca com muitos clientes! A ponto de ser convidada para tomar um cafezinho na casa do cliente. Mas a questão aqui e a palavra chave para o pós venda é: FREQUÊNCIA. Não se cria vínculos sem frequência: é um relacionamento para que ambos ganhem. O cliente que está buscando uma solução e recebe a solução da forma ou melhor do que ele procurava e o comerciante ou prestador de serviços que entrega o que o cliente deseja da melhor forma que ele pode.
Porém, isso tudo é com uma determinada frequência e aí que está o controverso que comentei com vocês no começo. Existem gerentes e chefes que acham o pós venda uma perda de tempo e uma enrolação e que o mais importante é vender. Sim, obviamente é importante vender até porque o estabelecimento não é uma instituição filantrópica e sim uma empresa que visa o lucro: aí está o ponto - não pode visar apenas e tão somente o lucro e não ver o cliente como um ser humano que é. Tratar bem e ligar depois de uma venda para perguntar se o produto ou serviço estava de acordo com as expectativas ou ligar para aquele cliente assíduo em seu aniversário ou em datas comemorativas ou mesmo quando ele não aparece a muito tempo. Tudo isso é pós venda.
Sempre é hora de fazer pós venda. Entre um momento e outro sem cliente físico com você ligue ou mande um WhatsApp para um outro mas tenha uma ficha no computador (melhor ainda se for dentro do sistema) para anotar o dia em que você ligou ou passou uma mensagem e os pontos importantes da conversa. Para que na próxima vez você saiba onde parou. Se preferir escolha um dia da semana para fazer o pós venda mas faça! Não deixe de fazer. Esse relacionamento estreito e frequente é o que humaniza a relação de troca.
Observação importante: não procure o cliente apenas para mostrar coleção nova ou avisar que chegaram novidades. Esse é um dos motivos que as pessoas não gostam de ser procuradas por estabelecimentos comerciais pois só são procuradas por puro interesse.
Abaixo link para ver os livros na Amazon. Se você não tem tempo agora mas quer lembrar de ver em outro momento faz como eu: entra na Amazon e coloca um livro no carrinho para ver depois.
Abaixo o link para ver o Kindle da Amazon:
Para baixar o Kindle em seu dispositivo: Clique aqui.
Para baixar Amazon Music: Clique aqui
Para baixar Amazon Prime Vídeo: Clique aqui
Posts Relacionados:
Gostou do conteúdo? Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
No instagram: @svdanielle
No Facebook: @svdanielle
No youtube: Danielle SV
Para receber minhas cartinhas uma vez por mês - todo dia 17: Clica aqui vem ver como faz!
Para saber as respostas para as perguntas que mais nos fazem: Clica aqui e vem ver!
Para marcar Mentoria ou Treinamentos: Clica aqui e vem ver a Loja
Bom trabalho!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!