Pular para o conteúdo principal

Pós Venda (Séria 6/6)




O tema desse último post da série venda à distância foi escolhido pelos meus seguidores em uma enquete que fiz no stories do instagram: aprofundar o tema pós venda. Além do post: de presente para vocês fiz um check list em PDF para imprimir baseado em minha experiência profissional e técnica. É um assunto que gosto muito pois além de ser um tanto controverso eu exerci e ensinei pós-venda por doze anos consecutivos e mais uns anos aleatórios. Para quem não sabe trabalhei ativamente com comércio por todo esse tempo: gerenciando pessoas e ensinando dia após dia esse relacionamento estreito com o cliente.

Foi no pós venda que criei relacionamentos de confiança recíproca com muitos clientes! A ponto de ser convidada para tomar um cafezinho na casa do cliente. Mas a questão aqui e a palavra chave para o pós venda é: FREQUÊNCIA. Não se cria vínculos sem frequência: é um relacionamento para que ambos ganhem. O cliente que está buscando uma solução e recebe a solução da forma ou melhor do que ele procurava e o comerciante ou prestador de serviços que entrega o que o cliente deseja da melhor forma que ele pode.

Porém, isso tudo é com uma determinada frequência e aí que está o controverso que comentei com vocês no começo. Existem gerentes e chefes que acham o pós venda uma perda de tempo e uma enrolação e que o mais importante é vender. Sim, obviamente é importante vender até porque o estabelecimento não é uma instituição filantrópica e sim uma empresa que visa o lucro: aí está o ponto - não pode visar apenas e tão somente o lucro e não ver o cliente como um ser humano que é. Tratar bem e ligar depois de uma venda para perguntar se o produto ou serviço estava de acordo com as expectativas ou ligar para aquele cliente assíduo em seu aniversário ou em datas comemorativas ou mesmo quando ele não aparece a muito tempo. Tudo isso é pós venda.

Sempre é hora de fazer pós venda. Entre um momento e outro sem cliente físico com você ligue ou mande um WhatsApp para um outro mas tenha uma ficha no computador (melhor ainda se for dentro do sistema) para anotar o dia em que você ligou ou passou uma mensagem e os pontos importantes da conversa. Para que na próxima vez  você saiba onde parou. Se preferir escolha um dia da semana para fazer o pós venda mas faça! Não deixe de fazer. Esse relacionamento estreito e frequente é o que humaniza a relação de troca.

Observação importante: não procure o cliente apenas para mostrar coleção nova ou avisar que chegaram novidades. Esse é um dos motivos que as pessoas não gostam de ser procuradas por estabelecimentos comerciais pois só são procuradas por puro interesse.

Posts Relacionados:






No meu instagram faço postagens sobre trabalho: Desenvolvimento profissional, livros, marmitas, mentoria, relacionamentos no trabalho e sustentabilidade! Me segue por lá: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

Meu canal do youtube: Danielle SV

Para receber por e-mail posts e novidades se inscreve no blog!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia

Esse livro é um dos que uso muito: é pequeno deve ter em torno de 12 cm x 17 cm mas tem 400 páginas. Acho ele otimista sem ser exagerado e traz reflexões que muitas vezes ficam lá guardadas no subconsciente. O título é bem propício pois traz reflexões para que sejam conscientizadas e adequadas para realidade de cada um.  O autor é Terapeuta e professor universitário. Esse é um livro que pode ser usado em diversos momentos da vida mas nesses momentos de insegurança e descrença mundial é ainda mais útil. Cada folha dele tem data (sem ano) e uma reflexão para o dia. É bom colocar na balança determinados assuntos como: vida profissional, forma de vida cotidiana, pessoas e coisas que não acrescentam etc. Enfim, uma vida mais leve e satisfatória de acordo com as expectativas de cada um. Livro: Meu livro da Consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Autor: Tadashi Kadomoto Editora: Gente  Número de páginas: 400 ISBN: 978-85-452-0212-7 Ano da Edi

Doando Plantas: que você não quer mais!

Que tal doar as plantas que você não quer mais? Aqui surge uma oportunidade para aqueles que tem uma planta, árvore e ou flor em casa e também para aqueles que não têm plantas mas querem ter. Se você tem uma planta em sua casa ou no seu escritório que não vingou  e ou quer mudar a decoração e não sabe o que fazer com elas? Doe! Sabe aquele velho ditado "se você não quer tem quem queira" essa situação se aplica! Porque colocar no lixo algo que ainda pode ser cuidado por alguém? As vezes a situação é de viagem: vai viajar? passar um bom tempo fora e não tem quem cuide de suas plantas? quem sabe doar para alguém que se interesse antes de viajar? Conte para todos, que você conhece que está doando! Via mídias sociais! Tire fotos e mostre para os amigos! logo aparecerá um novo lar para sua planta!  Posts Relacionados: Bloquinhos Reciclados do Bem Sustentabilidade = Coletividade Escolhas Certas! Mudar de Trabalho Planejamento e Organização Por que Pl

Qual a diferença de assiduidade e pontualidade

Assiduidade é o caso do profissional que aparece com frequência ao trabalho. Isso quer dizer é assíduo naquele local. Já pontualidade é a situação daquele profissional que cumpre com suas obrigações em dia e hora marcada (sem atrasar trabalhos ou compromissos). As duas situações caminham paralelas na vida de um bom profissional. Sim! Ser assíduo e pontual é parte das características de um bom profissional. Quer dizer que se você está pecando em uma delas: precisa melhorar. Assiduidade e pontualidade são duas qualidades de profissionais que cumprem com o que prometem, que empregam sua palavra e fazem acontecer. Geralmente, esse profissional não dá muitas desculpas para o que deixou de fazer e sim é focado em resultados coerentes com o prometido. Para ser considerado pontual é necessário ser assíduo - nesse caso eu poderia ouvir: mas a pessoa quando aparece no trabalho ela é pontual. A pessoa que falta demais ao trabalho (sem justificavas coerentes com um profissional)