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Ouvir

     


Ouvir é muito importante para vida profissional! Aí você poderia me dizer: "Nossa! Dani! isso é a coisa mais óbvia que eu já li." Parece óbvio né? mas não! Uma das primeiras reclamações dentro de uma equipe é que o interlocutor não ouve. 

Ouvir é uma porta para entender o que o interlocutor precisa e como o ouvinte faz parte desse processo: como o trabalho de um colega influencia no do outro. Porque sim! mesmo que você trabalhe em outro setor: o trabalho do seu colega influencia no seu direta e/ou indiretamente.

Lembrando que ouvir é um exercício diário! Quando um colega de trabalho vier conversar com você: pare, olhe para ele, demostre interesse pelo que ele está dizendo, procure entender o motivo pelo qual lhe procurou, faça perguntas sobre o assunto e tente manter um diálogo com um falante de cada vez. 

Por intermédio da escuta pode se demostrar interesse pelo assunto daquela pessoa e dessa forma  os relacionamentos vão se estreitando e indo em direção a trocas de confiança profissional.  Ouvir faz parte de conhecer o colaborador: saber seus interesses, sua forma de abordagem, suas dificuldades etc. ouvir faz parte de uma boa liderança.

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