Pular para o conteúdo principal

O Fascínio Eterno


O investimento em ouro é tão antigo quanto a própria humanidade. Mas continua sendo um mercado de risco
O ouro é reserva de valor e porto seguro para onde se voltam as atenções – e muitos bolsos – em épocas de incertezas como crises financeiras ou políticas, guerras e outros eventos que chacoalham os mercados. Na última crise financeira, cujos efeitos ainda estão fortemente presentes, a procura desse metal levou seu preço de cerca de US$600,00 a onça-troy – não se assuste com o termo, vamos falar dessa tal onça daqui a pouco – em 2006 para mais de US$1.400,00 nos dias atuais. Dito assim dá até coceira, né? Os especialistas, no entanto, alertam: para investir, é preciso conhecer muito bem esse produto, sabendo de antemão que é, sim, um mercado de risco.
Então, vamos conhecer um pouco sobre mais essa possibilidade de investimento. Para começar, é importante saber que não estamos falando de joias. Trata-se de barras do metal, normalmente com teor de pureza de 999 partes do metal para cada mil partes do produto. O ouro pode ser negociado diretamente em barras ou em certificados que representam certa quantidade do metal.
Agora, vamos saber o que é a tal da onça. No exterior, o ouro é cotado em dólares por onça-troy. Uma onça-troy nada mais é do que 31,104 gramas de ouro. É como se fosse qualquer uma das outras medidas, como metros, jardas, litros. No Brasil, a cotação é em reais por grama. A compra e a venda de ouro em barras podem ser feitas no chamado mercado de balcão, por meio de instituições financeiras especializadas (bancos e corretoras), nas fundidoras, empresas de mineração ou em bolsas, como a BM&FBOVESPA.
O ouro pode ser negociado no chamado mercado spot, onde os negócios são a vista com entrega imediata do produto ou nos mercados de liquidação futura. Há ainda uma característica importante: o ouro pode ficar custodiado na instituição, havendo aí então uma taxa a ser paga ou levado com o comprador. Neste caso, no entanto, quando o metal voltar a ser negociado no sistema, pode ocorrer de ele ter de ser refundido, para atestar seu teor de pureza. E, cada vez que isso acontece, por conta de processos de liga do metal, há um pouco de perda de ouro. O preço varia diariamente, determinado não só pela procura mas por diversos fatores, como câmbio, inflação, juros... E isso em nível mundial.
Bom, o assunto é vasto. O importante é você saber o máximo possível sobre o produto antes de investir seu dinheiro ali. Afinal, como é um mercado de renda variável, os preços mudam tanto para cima quanto para baixo. E ter claro seu objetivo ao entrar nesse segmento. Como sempre, a informação é a melhor conselheira.
Fonte: Site Bovespa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chocolate, Vida saudável e Trabalho!

O chocolate por incrível que pareça tem tudo a ver com uma alimentação saudável e balanceada. Confesso que um chocolate após o almoço com cafezinho me deixa mais alerta! Mas o chocolate ao qual me refiro aqui: é o meio amargo e amargo.

Na foto estão os 85% cacau e o, que é melhor ele sacia a vontade de comer chocolate com apenas um quadradinho, pois é bem forte e amargo mesmo!



É só comprar o chocolate 85% cacau e sair comendo ?

Eu escolhi me adaptar aos poucos. fui aumentando o percentual de cacau gradualmente!

Começar com o meio amargo...passar para o 60% cacau...depois 70%... 85% que é amargo mesmo e 99% cacau!

Aqui tem algumas idéias para se adaptar mais fácil com o amargo!

60% cacau é mais fortinho que o meio amargo...e a Hershey's tem algumas opções de sabor...são bem gostosos.


Aqui 70% da cacau show! Mais forte que o anterior!



Aqui 80% cacau da Lindt e da Cacau show!!! Os dois são bons, porém o Lindt tem o preço de importação então é mais caro!

E aqui a realeza! 99% cacau!! …

Oportunidade para Startups

A EDP Starter começa a criar raízes no Brasil!! E elas serão cada vez mais profundas a cada etapa de seleção das novas startups brasileiras!!
Que oportunidade legal hein?! 
As inscrições estão abertas e esperando empreendedores motivados, dispostos a trabalhar muito e com grandes ideias inovadoras!




Eles estão em busca de:
1) Armazenamento de energia: Baterias, Painéis Solares + Armazenamento, Integração Solar e Eólica, Micro-redes, Mobilidade Elétrica, Baterias Domésticas;
2) Inovação Digital: Analytics, API, AI, AR, VR, Big Data, Business Intelligence, Chatbots, Serviços na Nuvem, IoT, Reconhecimento de Imagem, Análise Preditiva, Cyber Segurança;
3) Energias Limpas: Novas Fontes de Energia Renovável, Geração Distribuída, Tecnologias de Geração, Eficiência Energética;
4) Redes Inteligentes: Soluções IoT, Distribuição Bidirecional, Geração Distribuída, Sensorização, Automação e Gestão de Redes, Medição Inteligente, Manutenção de Rede, Tarifa Dinâmica;
5) Soluções com Foco no Cliente: …

Montar lanchinhos práticos em casa

Carregar lanchinhos saudáveis na bolsa é tudo de bom! É importante se organizar para hora que a fome aparecer ter a melhor escolha sempre a mão! Planejar...nem que seja em pensamento a semana é a forma mais eficaz de conseguir manter um bom cardápio alimentar.
Preparar eles em casa é mais barato e mais saudável. As oleaginosas podem ser compradas por quilo nas feiras ou em mercados públicos. Podem ser guardadas em potes separados ou nos saquinhos que foram compradas. Eu guardo separadas em potes com divisórias e vou organizando sempre que preciso em saquinhos pequenos.



Os saquinhos pequenos e o rolo de barbante podem ser encontrados em papelarias ou no próprio mercado público onde estão as oleaginosas. As embalagens ficam com preço super amigável e duram por muito tempo pois são vendidas com 100 unidades ou 50 unidades e o barbante vem com vários metros.


Para uma vida mais saudável o mais importante é ter persistência e insistência, pois os resultados virão sempre a curto, médio e lon…