Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Todos os contos - Clarice Lispector

 


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.

Além de explorarmos temas sobre Educação Estratégica e Gerencial, também reservamos um espaço especial em nosso blog para o incrível universo literário. Sabemos que muitos dos nossos leitores, assim como eu e você, compartilham da paixão pelos livros e pelo conhecimento que eles proporcionam. Por isso, criamos essa seção dedicada para reunir e recomendar obras que podem transformar perspectivas e agregar valor. 

Com a boa estrela de quem nasceu predestinada para o ofício, Clarice Lispector decidiu se tornar escritora aos treze anos de idade e publicou o primeiro livro aos vinte e três. Perto do coração selvagem, obra de recursos estilísticos sofisticados, causou enorme impacto ao ser lançada em 1943, em um momento em que a cena literária brasileira era dominada pelo realismo de autores como Graciliano Ramos, Érico Veríssimo e Jorge Amado.

Logo após a publicação do romance, Clarice foi morar no exterior, para acompanhar o marido diplomata, Maury Gurgel Valente. Residiu em Nápoles, Berna e Washington, somente retornando em definitivo ao Rio de Janeiro dezesseis anos mais tarde; Separada e mãe de dois filhos. Mas a longa estadia fora não a afastou das raízes brasileiras, pois visitava sempre o país e aqui continuou a lançar seus livros. Seu nome se tornou conhecido do grande público quando se destacou com as crônicas veiculadas aos sábados pelo Jornal do Brasil, no período compreendido entre 19 de agosto de 1967 e 29 de dezembro de 1973.

Foi no âmbito do conto, no entanto, que Clarice Lispector se projetou de modo invulgar, dominando como ninguém esse que alguns críticos consideram o mais difícil dos gêneros literários, pelo fato de exigir criatividade, concisão e ritmo irretocáveis. Com a publicação de todos os contos, estudiosos e admiradores terão a oportunidade de obter uma visão panorâmica dos trinta e quatro anos de atividade da autora, por intermédio de contos já confirmados como dos melhores da literatura brasileira em todos os tempos.


Esta realização reside na segunda mulher que ela conjura. Se Clarice Lispector era uma artista, também era esposa e mãe de classe média. Se o retrato da artista extraordinária é fascinante, o mesmo se pode dizer do retrato da dona de casa comum cuja vida é o tema deste livro. À medida que a artista amadurece, a dona de casa envelhece. Quando Clarice é uma adolescente desafiadora e consciente do seu potencial - artístico, intelectual, sexual - as moças dos seus contos também o são. Quando, em sua própria vida, o casamento e a maternidade substituem a menina precoce, seus personagens também amadurecem.

Quando o seu casamento fracassa, quando seus filhos deixam o lar, estes afastamentos se refletem em suas histórias. Quando Clarice, antes tão gloriosamente bela, vê seu corpo sujo de gordura e rugas, seus personagens observam nos seus corpos o mesmo declínio; e quando ela enfrenta o último desenlace da velhice, da doença e da morte, eles estão ao lado dela.

Esta obra é o registro da vida inteira de uma mulher, escrito ao longo da vida de uma nulher. Como tal, parece ser, em sua abrangência, o primeiro registro do gênero em qualquer país.


Sumário

Glamour e gramática

PRIMEIRAS HISTÓRIAS
O triunfo
Obsessão
O delírio
Eu e Jimmy
História interrompida
A fuga
Trecho
Cartas a Hermengardo
Gertrudes pede um conselho
Mais dois bêbados

LAÇOS DE FAMÍLIA
Devaneio e embriaguez duma rapariga
Amor
Uma galinha
A imitação da rosa
Feliz aniversário
A menor mulher do mundo
O jantar
Preciosidade
Os laços de família
Começos de uma fortuna
Mistério em São Cristóvão
O crime do professor de metamática
O búfalo

A LEGIÃO ESTRANGEIRA
Os desastres de Sofia
A repartição dos pães
A mensagem
Macacos
O ovo e a galinha
Tentação
Viagem a Petrópolis
A solução
Evolução de uma miopia
A quinta história
Uma amizade sincera
Os obedientes 
A legião estrangeira

Fundo de gaveta
A pecadora queimada e os anjos harmoniosos
Perfil de seres eleitos
Discurso de inauguração
Mineirinho

FELICIDADE CLANDESTINA
Felicidade clandestina
Restos do carnaval
Come, meu filho
Perdoando Deus
Cem anos de perdão
Uma esperança
A criada
Menino a bico de pena
Uma história de tanto amor
As águas do mundo
Encarnação involuntária
Duas histórias a meu modo
O primeiro beijo

ONDE ESTIVESTES DE NOITE
A procura de uma dignidade
A partida do trem
Seco estudo de cavalos
Onde estivestes de noite
O relatório da coisa
O manifesto da cidade
As manigâncias de dona Frozina
É para lá que eu vou
O morto no mar da Urca
Silêncio
Uma tarde plena
Tanta mansidão
Tempestade de almas
Vida ao natural

A VIA CRUCIS DO CORPO
Explicação
Miss Algrave
O corpo
Via Crucis
O homem que apareceu
Ele me bebeu
Por enquanto 
Dia após dia
Ruído de passos
Antes da ponte Rio-Niterói
Praça Mauá
A língua do "p"
Melhor do que arder
Mas vai chover

VISÃO DO ESPLENDOR
Brasília

ÚLTIMAS HISTÓRIAS
A bela e a fera ou A ferida grande demais
Um dia a menos

Apêndice: a explicação inútil
Nota bibliográfica


A reunião pela primeira vez em volume único de Todos os contos de Clarice Lispector foi iniciativa de Benjamin Moser, Autor de Clarice, uma biografia. Mais do que um simples biógrafo, ele é um verdadeiro apaixonado pela escritora, que não hesita em afirmar: "Clarice foi, simplesmente, o amor de minha vida."

Ao ser publicado nos Estados Unidos, todos os contos obteve consagração imediata, atraindo a atenção da crítica e conquistando inúmeros novos leitores para Clarice, de renome então restrito à área acadêmica nos EUA. Aclamado pela imprensa internacional Todos os contos foi incluído na lista dos melhores livros de 2015 do prestigioso jornal The New York Times, que também colocou a capa desenhada por Paul Sahre no topo da lista das doze melhores capas do ano.

Livro: Todos os contos
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco 
Número de páginas: 654
ISBN: 978-85-325-3024-0
Edição: 2015

E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.





Posts Relacionados

La vida ese paréntesis

O lado fatal - Esmaltes e livros - Vermelho

Cresça 1% ao dia 

Quem tem confiança tem tudo

O mito do governo grátis: o mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar





São  mais de 200 livros lidos e recomendados por aqui - cada um com algo especial para te inspirar.


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão



📄 Ficha Editorial

Título da publicação: Educação estratégica e gerencial
Tema central: planejamento, gestão e desenvolvimento profissional aplicados a todas as áreas de atuação
Editora responsável: Danielle SV
Formação: Bacharel em Administração
Periodicidade: Publicação contínua, com frequência mínima de 5 postagens semanais
Ano de criação do blog: Março de 2011
Início da publicação seriada com ISSN: 2025
Volume atual: Vol. 15 (2025)
Número desta edição: No. 103
Cidade e estado: Porto Alegre – RS, Brasil
E-mail de contato: daniellesv.contato@gmail.com
Site oficial: www.daniellesv.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...