Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

O mito do governo grátis: o mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar

 

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Além de explorarmos temas sobre Educação Estratégica e Gerencial, também reservamos um espaço especial em nosso blog para o incrível universo literário. Sabemos que muitos dos nossos leitores, assim como e e você, compartilham da paixão pelos livros e pelo conhecimento que eles proporcionam. Por isso, criamos essa seção dedicada para reunir e recomendar obras que podem transformar perspectivas e agregar valor. Na nossa página, você encontra uma lista com os títulos de todos os livros sugeridos, e cada título é clicável, levando diretamente ao texto completo sobre o livro escolhido.


O grande físico alemão, Albert Einstein, sempre afirmava que o único lugar onde a palavra "sucesso" aparece antes de "trabalho" é no dicionário, acentuando que é "insano sempre fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes!'. O título do livro do Paulo Rabello de Castro, O mito Governo Grátis é instigante o suficiente para nos obrigar a pensar sobre quanto deixou de ser feito em nosso país para, mais de 500 anos após o descobrimento, ainda termos uma parte da população pobre, vivendo sobre um território rico e situado numa posição geográfica privilegiada no planeta!

Muitos de nós parecemos não haver ainda compreendido que o essencial, a exigirmos de nossos governantes, seria a criação de um sistema político catalizador de vontades criativas - como em todos exemplos virtuosos de países e populações que deram a volta por cima - capaz de garantir que cada cidadão, cada empreendedor, cada inovador tenha chances reais de sucesso. Isto é, um governo empenhado em pouco interferir, em nada atrapalhar e, menos ainda, achatar as possibilidades de êxito pessoal de cada brasileiro - sempre lembrando que, até para se dar um passo à frente, é necessário assumir e lidar com riscos.


Este livro é um presente de grande valor e me junto a todos que tenham a felicidade de lê-lo, para que dele extraiam sua mensagem fundamental, a de aprendermos a identificar e superar o mito do governo grátis. Ozires Silva - Engenheiro pelo ITA, fundador da Embraer, ministro de Estado, líder empresarial e reitor da Unimonte.

Sumário
Prólogo II

I Governo grátis, como se chega lá
1. Governo grátis para você!
2. Governos grátis no mundo
3. A economia do declínio no Brasil

II Do plano Real ao Governo grátis
4. Brasil: sete pecados capitais do governo grátis
5. Estados brasileiros: entre o avanço e a dependência
6. O Brasil do Real e quarenta anos de mergulho

III. Governo grátis em várias receitas
7.Argentina: quando a lenda vira realidade mágica
8. Venezuela: bancarrota de um abençoado
9. Grécia: uma tragédia olímpica
10. Rússia: muita ogiva e pouco juízo
11. Estados Unidos: gigante vergado pela armadura
12. China: a longa marcha de retorno

IV. Dando a volta por cima
13. Singapura: um leão no jardim de casa
14. Suíça: governo com hora marcada...para acabar
15. Suécia: bem-estar não é quebrar o Estado
16. Canadá: bons líderes fazem diferença
17. México: a águia pegou a serpente
18. Chile: o topo da montanha é para poucos
19. Colômbia: o duro avanço entre extremos

V. Um Brasil eficiente é possível
20. O gigante acordou
21. Gestão eficiente contra o Estado paquiderme
22. Sistema tributário simplificado e carga decrescente
23. Estimular poupança e compartilhar riqueza
24. Por um país com juros normais
25. Inovação, indústria e potência nacional
26. Educação de alto padrão

Epílogo: Carta do povo Brasileiro
Post-Scriptum
1974-2014: Linha do tempo, no Brasil e no mundo
Referências estatísticas
Agradecimentos


Sobre o autor - Paulo Rabello de Castro - Graduado em Direito e Economia e Ph.D pela Universidade de Chicago, participou de muitos dos eventos descritos neste livro, tanto no que se refere a movimentos sociais quanto a reformas econômicas. Acompanhou o pêndulo entre a proposta estatizante e o contraponto liberal, este defendido por ganhadores do Prêmio Nobel, como Gary Becker, Milton Friedman e Theodore Schultz, todos seus professores em Chicago. 

De volta ao Brasil, em 1977 lançou a revista Agroanalysis, início da projeção do agronegócio no País. E à frente da revista Conjuntura Econômica, também da FGV, entre 1979 e 1994, registrou o fim do "milagre" da economia e a prolongada estagnação brasileira. Em 1993, fundou a SR Rating, pioneira na avaliação de riscos de crédito de empresas e de países.

No mesmo ano, criou o Instituto Atlântico, entidade civil de cidadania, responsável pela promoção de projetos sociais de ponta, como a propriedade titulada nas favelas, o acesso da população às privatizações e a previdência associativa para trabalhadores. Na RC Consultores, empresa de aconselhamento empresarial, apoiou centenas de empresários em sua saga por modernização e expansão.

Em 2010 lançou com outros pensadores o Movimento Brasil Eficiente, com nova proposta por um Brasil para além da superação da pobreza. Colaborou neste livro o cientista social Augusto Cattoni, professor de Relaçõe Internacionais, no Brasil e no exterior, nas universidades McGill e Concordia, ambas em Montreal, Canadá. 


"Embarque nesta viagem e ajude o Brasil a enterrar o Reino das Utopias." Ricardo Amorim - Economista e comentarista do programa Manhattan Connection

"Paulo Rabello de Castro diagnostica com precisão os males do populismo." Ives Gandra Martins - Advogado tributarista, presidente-fundador da Academia Internacional de Direito e Economia.

"Nada melhor do que a advertência deste livro de que não existe governo grátis..." Merval Pereira - Colunista político do jornal O Globo

"Ágil, acessível, bem humorado, essencial para quem acredita num Brasil moderno e virtuoso." Bruno Barreto - Cineasta

"A sociedade paga a conta de uma máquina pública desproporcional." Carlos Schneider - Coordenador geral do Movimento Brasil Eficiente

"Este livro nos inspira e ensina." João Doria Jr. - Fundador e presidente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais

"Acreditar nas coisas erradas é o que explica nossas mazelas." William Waack Jornalista

"Este é o livro que devemos ler se queremos mudar o Brasil." Aspásia Camargo - Cientista político e deputado estadual

Livro - O mito do Governo Grátis: O mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar
Autor: Paulo Rabello de Castro
Número de páginas: 511
ISBN: 978-85-67854-30-4
Edição: 2014

E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.








Posts Relacionados













São  mais de 200 livros lidos e recomendados por aqui - cada um com algo especial para te inspirar.


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Uso da geladeira no ambiente de trabalho (Material de apoio exclusivo. Na loja.)

  Esse é um assunto recorrente por aqui porque é um utensílio de uso diário no ambiente de trabalho e também de muitas brigas. Geralmente, porque alguns colegas de trabalho não entendem bem como  usar uma geladeira coletiva . O primeiro de tudo é entender que a geladeira que está no ambiente de trabalho é para uso coletivo e não individual. Sendo assim, é preciso conscientizar a importância de: não mexer nas coisas dos outros na geladeira . De posse dessa compreensão podemos evoluir para o seguinte pensamento: se é uma geladeira coletiva é dever de todos os usuários ter hábitos que visem o bem comum e não apenas individual. Organização e limpeza contínua na cozinha da empresa é importante para essa boa convivência entre os colegas. Se derramar ou derrubar qualquer coisa dentro ou na frente da geladeira: limpe na hora não deixe para depois pois pode chegar alguém antes e a"sujeira" pode ser inconveniente. Vai sair de folga? não deixe nada desorganizado ou vencido na gela...