Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Tempranillo - Advento de Vinhos: 24 uvas, 24 descobertas

 


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão, o que quer dizer: Educação Estratégica e Gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é uma ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Minha trajetória com o estudo de vinhos é longa e enriquecedora. Em 2015, escrevi e apresentei um trabalho de conclusão intitulado "Barreiras comerciais no mercado regional vitivinícola: proteção ou obstáculo competitivo?". Este trabalho, composto por 89 páginas e baseado em uma pesquisa com entrevistados, aprofundou minha compreensão sobre os desafios e oportunidades no mercado vitivinícola regional. Foi uma experiência que solidificou minha paixão pelos vinhos e pelo seu estudo. 

O espírito do Natal nos convida a celebrar, refletir e compartilhar momentos especiais. Este ano, trago uma forma única e deliciosa de contar os dias até o Natal: o Advento do Vinho! Inspirados pela tradição do calendário do advento, que marca a contagem regressiva até o Natal, decidimos criar uma experiência enológica inesquecível. Também compartilharei a bibliografia utilizada em cada texto, para que você possa se aprofundar ainda mais no estudo de cada uva.

Bem-vindo ao nosso Advento do Vinho! De 1º a 24 de dezembro, vamos explorar uma uva diferente a cada dia, descobrindo suas histórias e perfis de sabor, além de receber recomendações de vinhos excepcionais. Esta iniciativa é uma celebração da vinicultura que busca enriquecer seu paladar e ampliar seu conhecimento sobre o mundo dos vinhos. Ao final de cada texto, você encontrará links para adquirir os vinhos correspondentes e a bibliografia utilizada, permitindo uma experiência completa e aducativa. Junte-se a nós nesta contagem regressiva para o Natal e compartilhe suas expectativas e descobertas nos comentários!


O vinho Tempranillo é uma das uvas tintas mais famosas da Espanha, sendo a base para muitos dos vinhos espanhóis de alta qualidade. Essa uva é conhecida por seu amadurecimento precoce, o que se reflete em seu nome, derivado de "temprano" que significa "cedo" em espanhol. Os vinhos Tempranillo são valorizados por sua versatilidade e complexidade, oferecendo notas de frutas vermelhas, especiarias e, muitas vezes, um toque de baunilha quando envelhecidos em carvalho.

O Tempranillo é cultivado principalmente nas regiões vinícolas de La Rioja e Ribera del Duero, ambas situadas no norte da Espanha. A Espanha possui uma rica herança vinícola, com cada região trazendo suas características únicas para os vinhos. La Rioja, por exemplo, é conhecida por seus vinhos tintos elegantes e bem equilibrados, enquanto Ribero del Duero é famosa por seus vinhos robustos e intensos. 

O fim do século XX viu uma revisão nas técnicas vinicultoras em muitas bodegas (a maioria das quais faz vinho próprio, até mesmo cultivando suas próprias uvas). A Tempranillo de casca fina e suave era macerada por muito mais tempo e engarrafada cedo demais, após envelhecer em carvalho mais francês que americano. O resultado era um vinho mais profundo e frutado - em suma, mais moderno. Hoje, porém, um retorno aos estilos mais tradicionais é perceptível, não apenas antigos profissionais, como a Bodega Valenciso, em Olluari.


O novo carvalho francês foi apresentado à região em 1970, pela bodega Marqués de Cáceres, em Cenicero, o ponto central de Rioja sem extremos climáticos. As uvas cultivadas a oeste dali tendem a ser mais ácidas e ter mais tanino, aquelas a leste, menos. Outro acontecimento, menos contoverso, é o aumento dos vinhos de propriedade única, como Allende, Contino, Remelluri e Valpiedra, e de uma nova geração de produtores mais jovens, orientados pelos terroirs, como Abel Mendoza, Olivier Rivière, David Sampedro e Tom Pyaubert (Exopto), cujo modelo é mais de Borgonha a Bordeaux. 

Em 1998, a cidade medieval de Toro, no extremo oeste de Castela e Leão, tinha oito bodegas, e seu vinho era considerado merecidamente rústico, desde que bem-acabado. Mas a simples exuberância da sua cepa local de Tempranillo, a Tinta de Toro, tornou-se óbvia demais para ser ignorada - especialmente numa época em que os apreciadores de vinho procuram mais drama que sutileza-; em 2006 já havia quarenta bodegas e, em 2012, cinquenta investidores espanhóis de alta tarimba, incluindo os proprietários das glamourosas bodegas de Ribera del Duero Vega Sicilia, Pesquera e Mauro, bem como o vinicultor itinerante Telmo Rodríguez. Até os franceses participaram. François Lurton, de Bordeaux, e os famosos enólogos Michel e Dany Rolland, de Pomerol, ficaram tão impressionados com os níveis de amadurecimento da Tinta de Toro que embarcaram numa joint venture, a Campo Eliseo. 

E a LVMH adquiriu a bodega Numanthia, altamente considerada, de seus proprietários de Riojana, quando estava em alta no mercado em 2008. A principal qualidade de Toro é, como não raro na Espanha, sua altitude. Localizada a 600-750 m acima do nível do mar, os produtores da região podem depender das noites frias para "fixar" cor e sabor nas uvas amadurecidas durante os dias tórridos de verão nos solos arenosos e argilosos de várias tonalidades de vermelho da região.


Para harmonizar com Tempranillo, considere pratos à base de tomate, como massas, pizzas e pratos italianos, que se beneficiam da cidez e dos taninos moderados do vinho. Carnes vermelhas, como filé de boi e costelas, complementam os sabores de frutas vermelhas e especiarias do Tempranillo. Queijos envelhecidos, como parmesão e o cheddar, que têm um sabor robusto, harmonizam bem com a complexidade do vinho. Sobremesas ou saladas de frutas vermelhas, como morangos e framboesas, realçam os sabores frutados do Tempranillo. Pratos com especiarias, como canela, cravo e noz-moscada, também criam uma experiência gastronômica equilibrada com o vinho.



Sugestões de vinhos na loja da Evino:








No Brasil, a cultura do vinho está em crescimento, especialmente na região sul, onde o clima e o solo são favoráveis para a viticultura. Cidades como Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, são conhecidas por suas vinícolas e produção de vinhos de alta qualidade. A gastronomia brasileira, rica em sabores e influências culturais diversas, proporciona inúmeras oportunidades para harmonizações interessantes com vinhos como o Tempranillo. 

Para harmonizar com pratos brasileiros, considere o churrasco, cuja carne suculenta e cortes variados são perfeitos para acompanhar um Tempranillo. A feijoada, prato robusto e saboroso, se beneficia dos taninos do Tempranillo, que ajudam a equilibrar a gordura da feijoada. O queijo coalho grelhado, com sua textura e sabor únicos, harmoniza bem com a complexidade do Tempranillo. Carne de sol com aipim, com seu sabor intenso e textura cremosa, também faz um combinação deliciosa com o vinho.







Posts Relacionados







Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão
Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...