Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

O profeta Maomé - Calendário do Advento de livros

 


Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. 

O Calendário do Advento de livros celebra a contagem regressiva para o Natal, proporcionando diariamente uma nova recomendação de leitura de 1º a 24 de Dezembro. Esta iniciativa visa incentivar a leitura, um dos valores do nosso blog, especialmente importante em um cenário onde mais da metade dos brasileiros não lê livros, conforme aponta a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Com o apoio da Disal Distribuidora, transformamos essa tradição em uma jornada literária enriquecedora, ideal para expandir sua biblioteca pessoal e encontrar inspiração para o próximo ano. Junte-se a nós nessa celebração do amor pela leitura!

Barnaby Rogersoné historiador e autor de livros de viagem sobre o Chipre, Marrocos e Tunísia. Publicou "A Traveller's  History of North Africa e The Last Crusade".


O profeta Maomé estabeleceu uma nova religião, o Islã; um novo estado unindo pela primeira vez a Arábia; e uma nova linguagem literária, o árabe clássico do Alcorão - o livro sagrado que diz trazer a palavra de Deus revelada por este profeta. Uma geração depois de sua morte. Maomé já era considerado um herói, conhecido como o fundador de um império mundial que se estendia dos Pireneus ao Hindu Kush (atual Afeganistão), e uma nova civilização. O islamismo conta hoje com mais de um bilhão de seguidores, está em ascensão desde as últimas décadas do século XX e coloca-se como a segunda religião mais praticada do mundo. 

Qualquer uma dessas conquistas seria suficiente para estabelecer sua singularidade. Segundo Barnaby Rogerson, se alguém procurasse um exemplo paralelo na história ocidental, teria de reunir os feitos de grandes personagens. Para o autor, só com uma combinação, digamos, de Alexandre o Grande, Diógenes, Aristóteles, ou do Imperador Constantino, São Paulo e São Francisco, pode-se começar a compreender a dimensão deste homem. Outra característica marcante do profeta seria o fato de ter mantido virtudes como a humildade, adquirida em suas origens, como um pastor órfão da Arábia Central, até seus últimos dias.

Nesta biografia, Rogerson explora um dos maiores mitos do Oriente. Retratando a vida na Arábia do século VI, registra os anos de Maomé entre os rebanhos e as caravanas de mercadores de Meca, sua cidade nativa; a fuga para Iatreb (Medina) e as batalhas entre as forças de Meca e os vitoriosos partidários do profeta. O autor também analisa as origens da cultura e das práticas da religião muçulmana explicando, por exemplo, os motivos das proibições do álcool e do jogo, a permissão para o casamento com várias mulheres, a chamada para as orações e a arquitetura dos minaretes.

Em nosso universo flagrado pelo choque de civilizações, o conhecimento das origens e fundamentos das religiões, em particular do Islamismo, é cada vez mais essencial. O profeta Maomé é uma obra oportuna. Ao oferecer um relato preciso, profundo e sem preconceitos, captura a ressonância histórica e o significado espiritual do homem, líder e visionário que construiu o Islã forjando uma nova relação entre os homens, Deus e o Estado.

Sumário

Cronologia da história universal: 400-641

Mapas da Arábia

Prefácio - Sonho com o Profeta

Capítulo 1 - Amanhecer em Meca

Capítulo 2 - A Arábia e seus vizinhos

Capítulo 3 - De pequeno pastor às caravanas da Arábia Antiga

Capítulo 4 - Maomé: homem, marido, pai, o buscador

Capítulo 5 - As primeiras revelações de Maomé

Capítulo 6 - Maomé em Medina: o Profeta e sua cidade 

Capítulo 7 - Guerra contra Meca

Capítulo 8 - Vitória e magnanimidade: Maomé converte a Arábia ao Islã

Epílogo - O Sucessor

Os noventa e nove nomes de Alá

Um comentário sobre as fontes

Leituras complementares

Agradecimentos

Índice



"(...) Uma história fascinante contada com eloqüência e entusiasmo." The Independent

"Rogerson fez mais que nos ajudar a entender um homem e seu tempo, mostrou como a fé do Islã foi forjada a partir das primeiras batalhas, e como fé e poder político foram reunidos." The Sunday Times


Livro: O profeta Maomé
Autor: Barnaby Rogerson
Tradução: Lis Alves
Editora: Record 
Número de páginas: 294
ISBN: 85-01-06773-3
Edição: 2004





E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.





Posts Relacionados


A fórmula mágica de Joel Greenblatt para bater o mercado de ações - Calendário do Advento de livros

Administração estratégica - Calendário do Advento de livros

A ponte das turquesas - Calendário do Advento de livros





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...