Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A ponte das turquesas - Calendário do Advento de livros

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. 

O Calendário do Advento de livros celebra a contagem regressiva para o Natal, proporcionando diariamente uma nova recomendação de leitura de 1º a 24 de Dezembro. Esta iniciativa visa incentivar a leitura, um dos valores do nosso blog, especialmente importante em um cenário onde mais da metade dos brasileiros não lê livros, conforme aponta a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Com o apoio da Disal Distribuidora, transformamos essa tradição em uma jornada literária enriquecedora, ideal para expandir sua biblioteca pessoal e encontrar inspiração para o próximo ano. Junte-se a nós nessa celebração do amor pela leitura!

Em "A ponte das turquesas", Fernanda de Camargo-Moro faz uma viagem histórica, cultural e gastronômica por uma das cidades mais fascinantes do mundo. Dos primórdios de sua fundação, como Bizâncio, às margens do estreito de Bósforo, ao domínio latino, quando se tornou Constantinopla, a capital de um império, até voltar às mãos turcas, com a entrada triunfante do sultão Mehmet Fatih em 1453, e sua transformação na majestosa Istambul, hoje maior metrópole da Turquia. 


Pelos corredores dos palácios, principalmente o de Topkapi, o leitor irá se deparar com as delícias da cozinha turca, dos refrescantes sorbets ao saborosos Kebabs; conhecerá os mistérios do harém e seu verdadeiro significado no mundo oriental, totalmente diverso da imagem construída pelo olhar do Ocidente; e irá descansar nos hammams, as casas de banho que até hoje são uma tradição na Turquia. 

Fernanda Moro mostra a influência das mulheres no governo, principalmente das sultanas valides e das favoritas do sultão, como a bela Roxelana, uma lenda mesmo no Ocidente. Descreva, com detalhes, o dia-a-dia palaciano, com seu corpo de eunucos, odaliscas, escravos e concubinas, príncipes, grão-vizires, janízaros e muitos outros personagens que circulavam por seus suntuosos aposentos. 


Conta, também, as intrigas, disputas e assassinatos cometidos na busca pelo poder, que provocaram uma verdadeira guerra fraticida dentro do palácio. Baseado na experiência profissional da autora e em extensa pesquisa bibliográfica, "A ponte das turquesas" é uma obra fundamental para entender a formação de uma cidade. É, também, um excelente guia para quem pretende conhecer (ou voltar a) Istambul. E, para quem gosta de se aventurar na cozinha, o livro traz mais de 50 receitas típicas da culinária turca. Bom divertimento!

"Foram meses e meses de colecionar memórias, dedilhando-as no computador por horas e horas, revivendo-as a cada instante. Se as histórias sobre a cidade são muitas, as memórias que ela deixa são muito mais numerosas. Ao seu nome, seja Byzantion, Bizâncio, Constantinopla ou Istambul, podendo-se ainda acrescentar Konstantinyye, como os primeiros otomanos a chamavam, junta-se o mais perfeito de todos: Asitâne-i As'


Sumário

A Casa de Alice 

Tomo I Descobrindo o mundo de Alice: Byzantion

Parte 1 Mitos, lendas e histórias de Byzantion: de sua criação à cidade romana

Parte 2 Sobre o Império Bizantino

Parte 3 Fazendo arqueologia de campo: Constantinopla como cenário 

Parte 4 Gálata: de cidade genovesa a cidade levantina

Parte 5 A cozinha de Byzantion à Constantinopla


Tomo II Turcomania

Parte 1 O Universo é turquesa

Parte 2 O Zênite urbano e cultural

Parte 3 Hammams: descobrindo como usá-los

Parte 4 Tentando visitar o Topkapi antes e hoje

Parte 5 O harém


Tomo III: A grande cozinha do Serralho: uma gastronomia refinada

Parte 1 A cozinha e a culinária dos sultões otomanos

Parte 2 O gosto dos sultões - as receitas antigas

Parte 3 Histórias e comidas

Parte 4 Festas e festejos, sagrados e profanos, e suas comidas 

Parte 5 Livros antigos: o incrível Tosun e o Ascibasi

Parte 6 Por trás do café

Parte 7 Álbum de receitas: A cozinha otomana nos dias de hoje

Gule, gule, mil sorrisos para não dizer adeus

Cronologia

Glossários

Bibliografia

Índice de receitas

Índice remissivo



Fernanda de Camargo-Moro nasceu no Rio de Janeiro em 1933. Arquióloga e historiadora, fez seu doutoramento em Arqueologia e pós-doutoramento em Arqueologia Ambiental, especializando-se nas rotas do Oriente, o que a levou a trabalhar e morar em lugares como índia, Iêmen, Palestina, Israel, Himalaia, Terra Santa e Egito. Foi professora titular da cadeira de Arqueologia da antiga Faculdade de Museologia do Museu Histórico Nacional e presidente da Fundação Estadual de Museus. Consultora há muitos anos do Projeto Nações Unidas, da Unesco e da Cepal, foi também presidente do Comitê Internacional de Arqueologia e História do Conselho Internacional de Museus.

Atualmente é diretora científica da Rede Internacional de Arqueologia & Meio Ambiente, conselheira científica do Projeto Himalaias e diretora geral do Projeto Rotas, no qual divide seu tempo com uma pesquisa aprofundada sobre a rota das caravanas e suas ligações com a rota da seda, em busca do caminho das religiões. Além de diversos ensaios e livros sobre sua pesquisa científica, é autora de "Arqueologias culinárias da ìndia", "Nos passos da Sagrada Família", Veneza: o encontro do Oriente com o Ocidente e Arqueologia de Madalena.



Livro: A ponte das turquesas 
Autora: Fernanda de Camargo-Moro
Editora: Record
Número de páginas: 490
ISBN: 85-01-07429-2
Edição: 2005




E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.




Posts Relacionados





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão



                                               

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...