Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A ponte das turquesas - Calendário do Advento de livros

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. 

O Calendário do Advento de livros celebra a contagem regressiva para o Natal, proporcionando diariamente uma nova recomendação de leitura de 1º a 24 de Dezembro. Esta iniciativa visa incentivar a leitura, um dos valores do nosso blog, especialmente importante em um cenário onde mais da metade dos brasileiros não lê livros, conforme aponta a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Com o apoio da Disal Distribuidora, transformamos essa tradição em uma jornada literária enriquecedora, ideal para expandir sua biblioteca pessoal e encontrar inspiração para o próximo ano. Junte-se a nós nessa celebração do amor pela leitura!

Em "A ponte das turquesas", Fernanda de Camargo-Moro faz uma viagem histórica, cultural e gastronômica por uma das cidades mais fascinantes do mundo. Dos primórdios de sua fundação, como Bizâncio, às margens do estreito de Bósforo, ao domínio latino, quando se tornou Constantinopla, a capital de um império, até voltar às mãos turcas, com a entrada triunfante do sultão Mehmet Fatih em 1453, e sua transformação na majestosa Istambul, hoje maior metrópole da Turquia. 


Pelos corredores dos palácios, principalmente o de Topkapi, o leitor irá se deparar com as delícias da cozinha turca, dos refrescantes sorbets ao saborosos Kebabs; conhecerá os mistérios do harém e seu verdadeiro significado no mundo oriental, totalmente diverso da imagem construída pelo olhar do Ocidente; e irá descansar nos hammams, as casas de banho que até hoje são uma tradição na Turquia. 

Fernanda Moro mostra a influência das mulheres no governo, principalmente das sultanas valides e das favoritas do sultão, como a bela Roxelana, uma lenda mesmo no Ocidente. Descreva, com detalhes, o dia-a-dia palaciano, com seu corpo de eunucos, odaliscas, escravos e concubinas, príncipes, grão-vizires, janízaros e muitos outros personagens que circulavam por seus suntuosos aposentos. 


Conta, também, as intrigas, disputas e assassinatos cometidos na busca pelo poder, que provocaram uma verdadeira guerra fraticida dentro do palácio. Baseado na experiência profissional da autora e em extensa pesquisa bibliográfica, "A ponte das turquesas" é uma obra fundamental para entender a formação de uma cidade. É, também, um excelente guia para quem pretende conhecer (ou voltar a) Istambul. E, para quem gosta de se aventurar na cozinha, o livro traz mais de 50 receitas típicas da culinária turca. Bom divertimento!

"Foram meses e meses de colecionar memórias, dedilhando-as no computador por horas e horas, revivendo-as a cada instante. Se as histórias sobre a cidade são muitas, as memórias que ela deixa são muito mais numerosas. Ao seu nome, seja Byzantion, Bizâncio, Constantinopla ou Istambul, podendo-se ainda acrescentar Konstantinyye, como os primeiros otomanos a chamavam, junta-se o mais perfeito de todos: Asitâne-i As'


Sumário

A Casa de Alice 

Tomo I Descobrindo o mundo de Alice: Byzantion

Parte 1 Mitos, lendas e histórias de Byzantion: de sua criação à cidade romana

Parte 2 Sobre o Império Bizantino

Parte 3 Fazendo arqueologia de campo: Constantinopla como cenário 

Parte 4 Gálata: de cidade genovesa a cidade levantina

Parte 5 A cozinha de Byzantion à Constantinopla


Tomo II Turcomania

Parte 1 O Universo é turquesa

Parte 2 O Zênite urbano e cultural

Parte 3 Hammams: descobrindo como usá-los

Parte 4 Tentando visitar o Topkapi antes e hoje

Parte 5 O harém


Tomo III: A grande cozinha do Serralho: uma gastronomia refinada

Parte 1 A cozinha e a culinária dos sultões otomanos

Parte 2 O gosto dos sultões - as receitas antigas

Parte 3 Histórias e comidas

Parte 4 Festas e festejos, sagrados e profanos, e suas comidas 

Parte 5 Livros antigos: o incrível Tosun e o Ascibasi

Parte 6 Por trás do café

Parte 7 Álbum de receitas: A cozinha otomana nos dias de hoje

Gule, gule, mil sorrisos para não dizer adeus

Cronologia

Glossários

Bibliografia

Índice de receitas

Índice remissivo



Fernanda de Camargo-Moro nasceu no Rio de Janeiro em 1933. Arquióloga e historiadora, fez seu doutoramento em Arqueologia e pós-doutoramento em Arqueologia Ambiental, especializando-se nas rotas do Oriente, o que a levou a trabalhar e morar em lugares como índia, Iêmen, Palestina, Israel, Himalaia, Terra Santa e Egito. Foi professora titular da cadeira de Arqueologia da antiga Faculdade de Museologia do Museu Histórico Nacional e presidente da Fundação Estadual de Museus. Consultora há muitos anos do Projeto Nações Unidas, da Unesco e da Cepal, foi também presidente do Comitê Internacional de Arqueologia e História do Conselho Internacional de Museus.

Atualmente é diretora científica da Rede Internacional de Arqueologia & Meio Ambiente, conselheira científica do Projeto Himalaias e diretora geral do Projeto Rotas, no qual divide seu tempo com uma pesquisa aprofundada sobre a rota das caravanas e suas ligações com a rota da seda, em busca do caminho das religiões. Além de diversos ensaios e livros sobre sua pesquisa científica, é autora de "Arqueologias culinárias da ìndia", "Nos passos da Sagrada Família", Veneza: o encontro do Oriente com o Ocidente e Arqueologia de Madalena.



Livro: A ponte das turquesas 
Autora: Fernanda de Camargo-Moro
Editora: Record
Número de páginas: 490
ISBN: 85-01-07429-2
Edição: 2005




E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.




Posts Relacionados





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão



                                               

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Não seja leva e traz!

Situação muito mais comum do que se imagina é a do " leva e traz" . Mas o que significa uma pessoa "leva e traz"? é o colega de trabalho que não se sente um fofoqueiro (mas é) e entende que contando assuntos que sabe é uma forma de alertar ou mesmo "ajudar" os colegas de trabalho . Essa pessoa gosta, geralmente, de manipular os outros por intermédio da informação privilegiada. Fique atento com esse colega pois, muitas vezes, ele está disposto a levar e trazer um assunto desnecessário. Dificilmente ele está concentrado em seu trabalho e sabe tudo que acontece com os outros dentro da empresa. Lamentavelmente, alguns líderes têm essa pessoa como "pessoa de confiança" mal sabem eles que esse colaborador (que não colabora de forma nenhuma) leva e traz informações inclusive do chefe e da empresa . Ele não poupa ninguém. Se você tem um colega que com frequência conta histórias que soube de outros colegas ou do chefe: desconfie! pois ele nã...