"Brincadeiras" depreciativas não existem ok? ou é uma brincadeira ou é uma depreciação. Mas o que é depreciar: é desvalorizar a importância de alguma coisa ou pessoa ou que existiu desprezo ou desqualificação. Percebeu porque não pode ser uma brincadeira? Brincadeira é algo muito subjetivo, principalmente, no âmbito profissional - se você está em dúvida se "brinca" ou não "brinca" com um colega de trabalho: melhor não "brincar". Depreciar indivíduos ou atividades dessas pessoas não melhora os relacionamentos - apenas mina eles.
Sabe qual o motivo? porque você pode interpretar como uma brincadeira mas o colega não. Então prefira uma relação profissional baseada em gentileza, educação e respeito. Vou exemplificar "brincadeiras" depreciativas totalmente desnecessárias e que apenas a pessoa que fez riu e achou engraçado: "fulano, para ser mais burro só falta as orelhas: hein", "não vamos convidar cicrano porque ele é insuportável: kkk", "Não, por favor esse projeto não tem condições de ser feito com cicrano a inteligência dele não alcança" e por aí vai.
O cotidiano de trabalho não fica melhor com palavras ofensivas ou depreciativas. Se você tem o hábito de usar depreciação para se referir as pessoas no âmbito familiar: exercite para deixar em casa esse tipo de atitude. Se você é líder: não aceite nenhum tipo de brincadeira ofensiva ou depreciativa dentro do ambiente de trabalho. Menos ainda seja a pessoa que emite esse tipo de fala.
Posts Relacionados:
Rir quando um colega faz uma pergunta?
Regras para uso de geladeira coletiva?
No Instagram: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!