Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

História do futuro: O horizonte do Brasil no século XXI


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui mais de uma centena de indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão.

Esse é um livro escrito pela jornalista Míriam Leitão mas se engana quem pensa que é apenas um livro com previsões. Não mesmo! É uma pesquisa que passa por áreas importantes da existência de nosso país como: meio ambiente, demografia, educação, economia, política, saúde e tecnologia. 

As pesquisas para o livro se baseiam nos dados do presente para observar as tendências do futuro. Não são adivinhações e sim tendências até porque as decisões que são tomadas hoje formam o futuro. como salienta a própria autora. É um livro denso de informações interessantes, realistas e importantes para os tomadores de decisões. 


Contracapa: Somente Míriam Leitão, a jornalista mais premiada do país, aceitaria o desafio de olhar para além do imediatismo do presente e mapear o que está por vir. Depois de quatro anos de pesquisas, viagens e entrevistas, ela indica tendências que não podem ser ignoradas em áreas como meio ambiente, demografia, educação, economia, política, saúde e tecnologia. Momentos de crise assustam. Porém, a História do futuro contada por Míriam deixa claro que o Brasil dispõe dos recursos para garantir a nossos filhos um país bem melhor. E este futuro começa com decisões tomadas hoje.


Página 12: Este livro é uma reportagem sobre o horizonte do país. Por isso ele se chama História do futuro. As entrevistas, análises de dados, viagens e relatos de pessoas me convenceram de que há tendências que não podem ser ignoradas. Há projetos em andamento que podem dar certo. Há riscos aos quais estamos desatentos. 


Página 12: O planeta está em turbelenta transição. A revolução tecnológica, a mudança climática e a acelaração do tempo mudarão radicalmente a forma como vivemos. Não há tempo para improvisos e os erros custarão mais caro. O futuro será implacável com os países que não se prepararem para ele.

O livro está dividido em 12 capítulos:

Prefácio - O futuro não está escrito
Apresentação - Os avisos do tempo

1 A terra que recebemos por herança
   A fortuna e o destino

2 A nova demografia
   O futuro da gente

3 Caminhos e tropeços da educação
   A maior das tarefas

4 Economia em várias frentes
   A agenda interrompida

5 Um país de classe média
   Desigual e em movimento

6 Terra em transe na política
   A roda-viva

7 O desafio da saúde
   A receita da cura

8 As novas fontes da energia
   Água e vento na terra do sol

9 O futuro da agricultura 
   Plantando nos campos do Senhor

10 Tecnologia, comunicação, ciência
   Embarque nas fronteiras do impossível

11 Cidade, o ponto de encontro
     Terra é um planeta urbano

12 Mundo, mundo, vasto mundo
     Em turbulência e em transição

conclusão Em nome dos filhos

Agradecimentos
Siglas
Referências Bibliográficas
Índice Remissivo




Livro: História do futuro: O horizonte do Brasil no século XXI
Autor: Míriam Leitão
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 495
ISBN: 978-85-8057-785-3
Ano da Edição: 2015





Posts Relacionados










Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                Material de apoio: Quero ler mais este ano!





Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...