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As três Mentes do Neuromarketing


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão. 

Sobre o autor: Marcelo Peruzzo é graduado em análise de sistemas pela ESEEI, (Escola Superior de Estudos Empresariais e informática), pós-graduado em marketing pela FAE Business School, mestre em gestão de negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doctor of Philosophy in Business Administration pela Florida Christian University. CEO do ipdois neurobusiness, primeira empresa privada de neuromarketing do Sul do Brasil, professor mais premiado da história da FGV Management e embaixador no Brasil da NMSBA - Associação Mundial de Neuromarketing. Suas pesquisas fazem parte de diversos lançamentos da indústria nos setores de cosméticos, calçados, alimentos, eletrodomésticos, tecnologia, etc. Tem reconhecimento internacional, sendo que suas palestras e conferências já foram assistidas por milhares de pessoas no Brasil, Estados Unidos e Europa. Peruzzo é uma das principais referências de neuromarketing no mundo e um dos pioneiros do segmento no Brasil.

A ótica do autor em relação ao Neuromarketing é interessantíssima e é abordada de uma forma muito didática e esclarecedora. É um livro de leitura fácil e fluída, obviamente, por ser a consequência de uma pesquisa ele contém partes, que não são vistas comumente no cotidiano de alguns. 


Contracapa do livro: O Marketing tradicional está morrendo - As novas descobertas da neurociência estão colocando em xeque muitos dos tradicionais conceitos de marketing e, naturalmente, acendem o sinal vermelho para os profissionais dessa importante área da gestão comercial. Entender que 95% do processo de decisão do consumidor é inconsciente já faz estremecer todas as bases das pesquisas de mercado focadas ao consumo.

O livro As três Mentes do Neuromarketing traz uma nova visão dessa fusão entre ciência e marketing, demonstrando com profundidade e, ao mesmo tempo, através de uma linguagem simples e acessível, esse novo mundo da neurociência do consumo, que revolucionará cada vez mais o mercado, as pesquisas e, principalmente, o mundo acadêmico. 

Através do livro As Três Mentes do Neuromarketing, você estará habilitado a: 

  • Conhecer os estados mentais dos consumidores;
  • Entender o funcionamento das principais tecnologias de pesquisa de neuromarketing;
  • Ter acesso aos princípios básicos da neurociência aplicados ao consumo e às pesquisas de neuromarketing realizadas no Brasil, contextualizando de forma rápida a teoria e a prática.


O livro está dividido em:

- Prefácio
- Apresentação 
Um toque de magia
- Introdução
A união definitiva de dois maravilhosos ecossistemas

Einstein, Princesa e Macaco

1. A lógica dos três cérebros (Eintein, Princesa e Macaco)
Pensar, sentir e decidir: dádivas do ser humano

2. O universo do Macaco
A mente animal

3. O universo da Princesa
A mente emocional

4. O universo do Einstein 
A mente racional

Quem manda não é o cliente, muito menos o consciente!

5. Quem manda não é o cliente!
O cliente em primeiro lugar! Será?

BÁSICO

Neurologia básica para profissionais de marketing

6. Neocórtex
O grande gerente do nosso Einstein

7. Estruturas inconscientes e emocionais
O ponto central do neuromarketing

8. Genética
Pelos poderes do passado, eu tenho a força.
Ou não!

9. Memética
Eu copio, tu copias e ele copia

10. Hormônios e neurotransmissores
O comportamento químico do consumidor

11. Como funciona a nossa memória 
A estratégia é se tornar inesquecível

INTERMEDIÁRIO

Tecnologias aplicadas em pesquisa de neuromarketing!

12. Atividade eletrodermal (EDA)
Medindo o processo de excitação pela condutância da pele

13. Imagem por ressonância magnética funcional (IRMf)
O inconsciente revelado em detalhes

14. Face reading
As emoções reveladas na face dos consumidores

15. Perfis salivares
Os hormônios em ação mercadológica

16. Eye tracking
A verdade do consumidor está nos olhos 

17. Eletroencefalograma aplicado ao neuromarketing
Descobrindo os estado mentais do consumidor

Ensaios e reflexões sobre o mundo do neuromarketing!

18. O pão com bife
Quem manda não é o consumidor

19. O dilema do bonde
A briga da razão com a emoção

20. O maldito número 7
A ancoragem da infância nas decisões quantitativas

21. Como criar um Frankenstein em neuromarketing
A doce ilusão de que as partes formam o todo!

AVANÇADA

Pesquisas de neuromarketing em ação

22. Revelado o segredo do sucesso do Gangnam Style
683 bilhões de motivos para entender o neuromarketing do Psy

23. O poder do verde
A cor ideal para o sucesso do fast food

24. O poder de atração da legenda
Filme legendado rouba 25% da atenção

25. Compre 2 e leve 1,5
A manipulação do visual merchandising nos Macacos desprevenidos

Metodologias para o neuromarketing

26. Matriz PC/Neuro
Gerenciando a Insatisfação do Cliente

Case de Sucesso

27 Neurofacebook 
Descobrindo os estados mentais do consumidor

Conclusão
Abra seu coração, fortaleça sua inteligência e arrisque mais


Página 185: Fotografei, também, o verso da mesma placa, visível só para quem estava do outro lado e, principalmente, para quem estava na fila do caixa.

A partir do que foi relatado, é justo e ético indicar a promoção de um produto pela qual somos estimulados visualmente a comprar outro, enganando nosso Macaco?

Para entender se realmente as pessoas conseguem perceber o detalhe da promoção ou apenas fixam os números promocionais, utilizamos a tecnologia de eye tracking em uma amostra com 21 mulheres, analisando ambos os estímulos, ou seja, a foto A, com 40% de desconto dos suéteres, e a foto B, com 50% de desconto em uma peça adicional. 





Se você observar nas fotos uso muito Post-it para marcar tudo que me chama atenção nos livros. Prefiro escrever nos papeizinhos autocolantes do que direto no livro.  Como os Post-its são coloridos: eles servem para destacar de forma rápida e prática as páginas que foram marcadas.E você escreve no livro ou em post-it?

Livro: As três mentes do Neuromarketing
Autor: Marcelo Peruzzo
Editora: Alta Books
Número de páginas: 245
ISBN: 978-85-7608-873-8
Ano da Edição: 2015






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