Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

O essencial: o que você precisa saber para viver com mais estilo




Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão.

O livro é muito bonita! O que combina demais com a autora que além de inteligente me parece uma pessoa cuidadosa com seu trabalho e "Branding" pessoal. Além da aparência estética e qualidade: a obra é muito útil para "mulheres reais, vivendo vidas reais" com mais conforto e elegância.

Contracapa: Respeite sua essência. Seja você mesma. É o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E você vai ver: estilo é fundamental para a autoestima.



Poderia dizer que é um livro essencial para quem vive o mercado de trabalho diariamente e quer criar um "Rapport" (termo usado na psicologia para criar uma sintonia/empatia com o interlocutor).

Contracapa: As modas passam, mas a elegância fica. Costanza Pascolato que o diga. Há décadas a empresária e consultora de moda é considerada uma das mulheres mais elegantes do país. Seu segredo?
O essencial, cara leitora. Suas dicas simples e práticas mostram que ter estilo não é tão caro nem tão complicado quanto parece. 

Combinando oito itens básicos - os essenciais - com acessórios charmosos, é possível montar um guarda-roupa elegante e versátil, tanto para o dia a dia de trabalho quanto para um jantar com amigos ou uma noite de festa.

Com bom humor e bom senso, Costanza alterna lições de estilo e de vida: indica truques para disfarçar os pontos fracos, mostra como misturar peças caras e baratas, elege os pares de sapato fundamentais e ensina a não perder a cabeça nas liquidações. 

Para compor um estilo pessoal e intransferível, é preciso antes de tudo descobrir o que se afina com seu corpo, seus hábitos e personalidade. Se você não deseja se transformar numa vítima da moda, identifique o que lhe cai bem, em vez de seguir fielmente o que as passarelas ditam.

Afinal, tão importante quanto a roupa que você veste é a maneira como escolhe se comportar: sua atitude, postura e inteligência.


O livro traz dicas práticas muito boas como: cuidados com as peças, se preto emagrece, o que considerar na hora de comprar peças novas, explicação sobre hi-lo e o fast fashion, acessórios, langeries etc. Além disso é um ótimo livro para presentear as amigas.

Sobre a autora (segundo o livro): Costanza Pascolato nasceu em Siena, na Itália, em 1939, e veio com a família para o Brasil ainda pequena. Ela sempre manteve uma forte ligação com a moda, pricipalmente por seus pais terem fundado a Tecelagem Santaconstância quando ela tinha apenas 8 anos.

Em 1971 começou sua carreira como editora de moda nas revistas Claudia e Claudia Moda, onde trabalhou por 17 anos. Nos anos 1980 recebeu de Joyce Pascowitch o título de "papisa da moda", apelido que carrega até hoje.

Após sua saída da Editora Abril, passou a se dedicar à Santaconstância e a serviços de consultoria. Foi colunista da Folha de São Paulo e atualmente escreve para a Vogue Brasil. Seus mais novos projetos são o site costanzapascolato.com.br, que fundou em parceria com a Shop2Gether - site de compras que reúne estilistas e marcas consagradas de moda e design -, e sua conta do Instagram, costanzapascolatos2g.



Orelha do livro: "Não copie uma pessoa ideal, copie você mesma". Clarice Lispector

Hoje a regra é: não há mais regra. Não importa se você é clássica, esportiva, moderna ou exuberante, Costanza Pascolato reúne uma série de dicas que vão ajudá-la a se tornar mais elegante, sem abrir mão de seu estilo. Em O essencial, você vai aprender a enxergar a moda sem medos nem angústias - e com muita irreverência. 

Nesta edição atualizada, de cara nova, com design moderno e fotos contemporâneas, você vai conhecer um pouco da sabedoria de uma das mais conceituadas consultoras de moda do país: 

"Não dá para fazer da compra um gesto arrebatado e romântico. Pense. Custa dinheiro".

"Roupas devem atender às suas particularidades. Não interessa se está na moda, se as revistas não param de falar sobre o assunto: se não ficar bem em você, não use."

"Sim, você pode. Jogar fora, dar para a tia, a prima, fazer um ato de caridade e doar tudo para a igreja mais próxima. Vender por atacado ou no brechó. Enfim, você pode fazer o que quiser com as roupas que não lhe interessam mais." 

"Não dá para entender como algumas pessoas deixam as melhores louças no armário e separam as mais mixinhas para o dia a dia - qual será a lógica? Não foi para elas que tudo aquilo foi comprado?"

"Na hora de decidir o que comprar, considere o que já tem no armário. Pense bem se a nova compra não é repetitiva, se vai combinar com o que você já tem, se vai modernizar o guarda-roupa, se vai incrementar o seu estilo."

"Quem acha que o melhor é sempre levar dois pelo preço de um inicialmente tem a sensação de que está lucrando. Depois o barato acaba mesmo saindo caro."

"Nunca menti idade. Na verdade, sempre gostei de aumentá-la um ou dois anos. Assim, pelo menos me habituei a ouvir o clássico elogio 'Você parece mais nova!' sem culpas. E não é que eu sou mais nova mesmo?"



O livro está dividido em 15 partes:

1. Modas passam, elegância fica 
Humor, a falta que faz

2. Vida é disciplina
Comer é um ritual
O gesto consciente

3. Definindo o seu estilo
Definindo melhor a sua imagem
A hora de se livrar do passado da sua roupa 

4. Eles são 8: os essenciais

5. Vestir-se para quem?
Vestida para você
Vestir o que para encontrar quem

6. Os extras que fazem toda a diferença
Cuidando de suas roupas como objetivos de estimação

7. A cor da roupa
As 10 perguntas mais comuns sobre cores
Preto X Branco

8. Menos é mais

9. Acessório não é acessório

10. A sedução intimista
Lingeries, Lingeries, Lingeries
A ditadura do conforto

11. Quando você precisa estar além da moda

12. Beleza
Mas seus cabelos, como mudaram
A maquiagem que parece nada, ou quase nada
A maquiagem para a sua idade

13. Porque hoje é dia de festa!
Cerimônicas de casamento
O Sicial com estilo

14. O perigoso verbo comprar
Não tenha medo de entrar nas lojas
Tempos modernos, comprando pela internet

15. Maturidade, que bonita que é

Livro: O essencial
Autor: Costanza Pascolato
Editora: Sextante
Número de páginas: 251
ISBN: 978-85-7542-995-2
Ano da Edição: 2013






Posts Relacionados:








Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                               Material de apoio: Quero ler mais este ano!



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle (Descontos e informações)

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...