Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu -
Danielle SV,
Blog Mãe Literatura e
Leticia Leonardi.
E nossa décima esmaltes e livros do ano, chegou! Chegou com o tema, cor: Rosa. E para ele trouxe O livro - O Pedante na cozinha. Julian Barnes tenta reproduzir as doces lembranças dos pratos consagrados de seus restaurantes prediletos, descobre o gosto amargo das receitas mal explicadas e, com seu humor ácido, narra as peripécias de um cozinheiro amador na tentativa de não errar a mão e salgar demais a comida dos convidados. Para este mês escolhi os esmaltes: base unhas de ferro da Anita, Minimalista também Anita e (im)previsível da Impala.
O Pedante na Cozinha é uma obra deliciosa e espirituosa do escritor britânico Julian Barnes, que mergulha no universo da culinária com o olhar curioso e meticuloso de um amante das palavras. Longe de ser um livro de receitas, trata-se de uma crônica bem-humorada sobre os desafios enfrentados por um cozinheiro amador que tenta seguir instruções culinárias com precisão quase obsessiva.
📚 Barnes, conhecido por sua prosa refinada e irônica, narra suas experiências como aprendiz de cozinheiro doméstico, revelando o conflito entre o desejo de obedecer fielmente às receitas e a frustração diante de instruções vagas ou contraditórias. Ele se autodenomina um “viciado em livros de receitas”, e seu texto é permeado por reflexões sobre a linguagem, a cultura gastronômica e o prazer de comer bem.
🍳 O autor celebra o amadorismo culinário, defendendo que as palavras de uma receita devem ser tão importantes quanto as de um romance. Com humor e inteligência, Barnes expõe o colapso da cultura culinária baseada em fórmulas rígidas, mostrando como cozinhar pode ser uma aventura literária e existencial.
A ambição do Pedante é simples. Ele quer cozinhar comida gostosa e nutritiva, não quer envenenar os amigos e quer ampliar, devagar e com prazer, se repertório culinário. Severo crítico de si mesmo e dos outros, sabe que jamais inventará as suas próprias receitas, embora possa, ocasionalmente - num surto de entusiasmo -, aumentar a quantidade de algum ingrediente predileto. O verdadeiro pedantismo do Pedante surge, diante da sua ampla biblioteca culinária, nas indagações sobre as receitas que tenta a todo custo seguir fielmente.
Este livro é um relato espirituoso e prático da procura de Julian Barnes pela precisão gastronômica. O encontro com grandes heróis da cozinha o deixa fascinado com Jane Grigson, furioso com Nigel Slater, encantado com as receitas de Edouard de Pomiane e tranqüilizado com as virtudes vitorianas da sra Beeton. O pedante na cozinha é um conforto para quem já foi derrotado por um livro de culinária e é algo que nenhum admirador de Julian Barnes vai querer deixar de saborear.

Julian Barnes nasceu em Leicester, Inglaterra, em 1946. Formou-se em línguas modernas em 1968 e, por três anos, foi lexicógrafo do dicionário Oxford. Foi crítico de literatura e televisão em jornais de prestígio. Como escritor, foi indicado duas vezes ao Booker Prize e ganhou prêmios como Prix Médicis, E. M. Forster Award, Gutenberg Prize, Shakespeare Price e Prix Feminina. Publicou romances, contos, ensaios e uma seleção de escritos sobre culinária. No Brasil, a Editora Rocco já publicou os seguintes livros: Amor, etc, Arthur & George, De frente para o sol, Do outro lado da Mancha, Em tom de conversa, Inglaterra, Inglaterra, O papagaio de Flaubert, O porco-espinho, Um toque de limão, Uma história do mundo em 10 capítulos e maio.
Livro - O Pedante na cozinha
Autor: Julian Barnes
Editora: Rocco
Número de páginas: 142
ISBN: 978-85-325-2344-0
Edição: 2008
Na sequência as indicações valiosas das queridas Mãe Literatura e Letícia Leonardi, não vai perder!
"Escolhi o esmalte Creme de pitaya, da Coleção Diamond Gel, @risque. Fácil de esmaltar, boa cobertura, eu amei este tom de rosa, bem primavera. Contrastou bem com a capa do livro, A Preterida, da Ava Rani, lançamento da minha querida @editoraparalela. Para compor a foto, um dos meus edredons de malha, que eu amo, este tem um tom rosa antigo lindo."
@maeliteratura
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!