Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Carreira e família: A jornada de gerações de mulheres ruma à equidade

 


🕒 Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos - 

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Além de explorarmos temas sobre Educação Estratégica e Gerencial, também reservamos um espaço especial em nosso blog para o incrível universo literário. Sabemos que muitos dos nossos leitores, assim como eu e você, compartilham da paixão pelos livros e pelo conhecimento que eles proporcionam. Por isso, criamos essa seção dedicada para reunir e recomendar obras que podem transformar perspectivas e agregar valor. 

Primeira mulher a receber sozinha o Nobel de economia, Claudia Goldin mostra como combater a raiz da desigualdade e disparidade de gênero. Há um século, era certo que uma mulher formada tinha que escolher entre ter uma carreira ou uma família. No século XXI, as mulheres estão se formando no nível superior em números recordes, alcançando os principais títulos de pós-graduação e os cargos cada vez mais altos com o passar do tempo.

Elas têm melhores condições para seguir carreiras de longo prazo, e uma maior parcela delas está tendo filhos. Como explicar, então, o persistente hiato salarial entre homens e mulheres? Baseando-se em décadas de uma pesquisa original, a professora de Havard Claudia Goldin analisa a história econômica das mulheres no mercado de trabalho desde o início do século XX até a atualidade e indica um caminho concreto rumo à equidade.

"O livro é conciso, completo e totalmente envolvente." Richard H. Thaler, economista e coautor de Nudge

Em 1963, a jornalista e feminista Betty Friedan escreveu sobre mulheres que se graduavam na faculdade e se sentiam frustradas no papel de mães restritas ao lar, observando que "o problema delas "não tem nome"". Sessenta anos depois, grande parte das mulheres com graduação segue uma carreira, mas sua remuneração e as promoções - comparadas às dos homens - parecem indicar que as mulheres continuam sendo deixadas para trás. 

Elas também têm um "problema", que no século XXI atende por muitos nomes: discriminação sexual, viés de gênero, barreira invisível, teto de vidro, entre outros. As soluções para resolvê-lo abarcam desde o aumento da licença-paternidade, o treinamento de mulheres para negociarem melhor sua remuneração, a exigência de paridade salarial em todos os cargos públicos e privados, até o estabelecimento, por lei, da igualdade de gênero nos conselhos e nas lideranças.

Embora sejam medidas importantes, a economista Claudia Goldin argumenta que essas soluções tratam apenas os "sintomas" da desigualdade. Essa é a principal tese de Carreira e família, livro que reúne os estudos feitos por Goldin durante mais de três décadas, focados na inserção feminina no mercado de trabalho - e que lhe rendem o Nobel de economia em 2023. 

Nesta obra, a autora detalha as aspirações de gerações de mulheres em termos de carreira, trabalho, casamento e filhos; o impacto na economia norte-americana das leis antidiscriminação e da chegada da pílula anticoncepcional; e a relação entre promoções e maternidade. Também mostra que são os "trabalhos gananciosos", que premiam a dedicação extra, e não apenas a ausência de flexibilidade, que perpetuam as disparidades. A contribuição de Goldin é inestimável para o redesenho de políticas públicas e privadas e pavimenta um caminho melhor adiante.

Sumário

Relação de gráficos e tabela

Relações de gráficos, tabelas e fontes on-line

1. O novo problema sem nome

2. Passando o bastão

3. Uma bifurcação na estrada

4. O grupo-ponte

5. Na encruzilhada com Betty Friedan

6. A Revolução Silenciosa

7. A Revolução Assistida

8. Cuidado com o hiato

9. O caso da advogada e da farmacêutica

10. De prontidão

Epílogo: O fim da jornada - ampliado

Agradecimentos

Apêndice de gráficos e tabela: fontes e notas

Apêndice de fontes

Notas

Bibliografia

Índice remissivo


Claudia Goldin se tornou a primeira mulher titular do Departamento de Economia de Harvard, onde atua até hoje como professora. Em 2023, foi a primeira mulher a receber sozinha o Nobel de economia , premiada por seus estudos envolvendo a participação das mulheres no mercado de trabalho e a disparidade de gênero. Ph.D. pela Universidade de Chicago, foi presidente da American Economic Association e integra a National Academy of Sciences.



Livro - Carreira e família: A jornada de gerações de mulheres rumo à equidade
Autora: Claudia Goldin
Número de páginas: 377
ISBN: 978-65-5424-032-1
Edição: 2024

E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.






Posts Relacionados











São  mais de 200 livros lidos e recomendados por aqui - cada um com algo especial para te inspirar.


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão



📄 Ficha Editorial

Título da publicação: Educação estratégica e gerencial
Tema central: planejamento, gestão e desenvolvimento profissional aplicados a todas as áreas de atuação
Editora responsável: Danielle SV
Formação: Bacharel em Administração
Periodicidade: Publicação contínua, com frequência mínima de 5 postagens semanais
Ano de criação do blog: Março de 2011
Volume: 15 (2025)
Número desta edição: 
Cidade e estado: Porto Alegre – RS, Brasil
E-mail de contato: daniellesv.contato@gmail.com
Site oficial: www.daniellesv.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...