Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Razão e Emoção: A Inteligência Emocional em Questão

 

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Além do nosso conteúdo sobre planejamento e gestão, temos uma seção especial dedicada ao fascinante mundo dos vinhos. Muitos dos leitores do blog, assim como eu e você, também amam o universo dos vinhos, e foi por isso que essa seção nasceu. 

A Profª Fela destaca-se por sua notável contribuição nas áreas de psicologia e desenvolvimento educacional, pessoal, interpessoal e organizacional. São mais de 30 anos - de teoria e prática -, agregando conhecimentos na formação e desenvolvimento de várias gerações de leigos e especialistas.

Psicóloga , mestra em Psicologia Social pela Universidade de Chicago - USA, pós-graduada em Consultoria de Desenvolvimento Organizacional, NTL Institute for Applied Behavioral Science - USA, fundadora e DIDATA MESTRA da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo, ex-professora titular da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas - RJ, consultora de empresas na área comportamental dos processos de mudança organizacional. Publicou inúmeras obras no Brasil e no exterior (Suíça e Estados Unidos) como: "The teacher-to-be: 1994, 3ª ed., 1996.

A study of Embryonic Identificacion with a Professional Role", publicado em coautoria com Philip Jackson, pela University of Chicago Press, em 1963.

O esporte, a caminhada, a ginástica, tudo que você faz corporeamente é uma forma muito sadia de trabalhar a sua emoção. Seria necessário a um adulto recorrer à terapia para desenvolver sua inteligência Emocional? Não. O desenvolvimento da IE é feito dentro do desenvolvimento interpessoal, na dinâmica da relação interpessoal em metodologia de laboratório. A terapia é um processo mais profundo, não se propõe a desenvolver especificamente a IE, tem outros objetivos, embora dentro da mesma área onde as emoções são trabalhadas.

A terapia tem por objetivo primordial o ajustamento, o reequilíbrio da pessoa para a vida social, profissional, familiar, em todos os segmentos de sua vida. As pessoas que precisam de terapia são as que têm algum tipo de problema ou dificuldade maior e não conseguem superá-la ou resolvê-la por conta própria e, então, precisam da ajuda de um profissional especializado, o terapeuta. Esses problemas são, às vezes, de origem traumática, mas sempre têm fundo emocional; o objetivo principal da terapia é dar um apoio, descobrir recursos e alternativas, fazendo uma pesquisa das causas da problemática que está prejudicando a sua vida social, afetiva e de trabalho. Isso sem falar dos casos mais graves ou difíceis, neuroses e psicoses.

Saber negociar é ter Inteligência Emocional?

- Sem dúvida, pois quando você faz uma boa negociação você usa seus argumentos mas, ao mesmo tempo, estabelece uma relação afetiva com a outra parte porque há uma troca de emoção, de afetividade. Nesse circuito, a empatia é muito importante. Você tem que sentir o que o outro está sentindo, sintonizar com o outro para que seja uma boa negociação, para que ambos saiam satisfeitos e cheguem ao êxito ou sucesso. Outro tipo de negociação que ilude muito e pode parecer muito emocional é o da manipulação, onde você usa a emoção para manipular. Você está sabendo o que o outro está sentindo, mas não usa isso em benefício comum, apenas em benefício próprio.

Em uma negociação, você tanto pode usar a emoção para criar uma empatia, de forma ganha-ganha; ou para manipular o seu interlocutor, de forma ganha-perde.


Sumário

Descoberta e Gerenciamento das Emoções

A Inteligência Emocional em questão

Desenvolvimento de Seres Humanos

Visão Holística e Espiritualidade

A Emoção nos Relacionamentos

"A Vida é um Mosaico Maravilhoso"

Mesa-Redonda Virtual - Com a participação dos seguintes profissionais:

Ataliba Vianna Crespo - Consultor credenciado pela Organization Development Associates (ODA). Psicólogo, mestre e doutor. Professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Eraldo Montenegro - Empresário, consultor, articulista de mídias diversas e diretor-presidente da Revista decidir.

Francis Valdívia de Matos - Psicóloga, pós-graduada em Administração. Membro titular e coordenadora dos Programas de Formação da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo (S.B.D.G.), em São Paulo.

Maria Helena Schuck - Mestre em Psicologia Organizacional, Didata da S.B.D.G. Consultora e professora de Pós-graduação da Unisinos - Rio Grande do Sul.



Livro - Razão e Emoção: a inteligência emocional em questão
Autora: Fela Moscovici
Editora: Casa da qualidade
Número de páginas: 133
ISBN: 85-85651-29-6
Edição: 1997


E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.





Posts Relacionados

Sontag: vida e obra - Aliança dos blogs - Mulheres

Isso me traz alegria - Esmaltes e livros 02/12 - Verão 

A riqueza do mundo - Aliança dos blogs 

Pelo mundo da moda: criadores, grifes e modelos

Milagres que acontecem - Outubro Rosa - Esmaltes e Livros 10/12













Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!



Sabia que aqui no blog tem mais de 200 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão







📄 Ficha Editorial

Título da publicação: Educação estratégica e gerencial
Tema central: planejamento, gestão e desenvolvimento profissional aplicados a todas as áreas de atuação
Editora responsável: Danielle SV
Formação: Bacharel em Administração
Periodicidade: Publicação contínua, com frequência mínima de 5 postagens semanais
Ano de criação do blog: Março de 2011
Início da publicação seriada com ISSN: 2025
Volume atual: Vol. 15 (2025)
Número desta edição: No. 51
Cidade e estado: Porto Alegre – RS, Brasil
E-mail de contato: daniellesv.contato@gmail.com
Site oficial: www.daniellesv.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...