A Profª Fela destaca-se por sua notável contribuição nas áreas de psicologia e desenvolvimento educacional, pessoal, interpessoal e organizacional. São mais de 30 anos - de teoria e prática -, agregando conhecimentos na formação e desenvolvimento de várias gerações de leigos e especialistas.
Psicóloga , mestra em Psicologia Social pela Universidade de Chicago - USA, pós-graduada em Consultoria de Desenvolvimento Organizacional, NTL Institute for Applied Behavioral Science - USA, fundadora e DIDATA MESTRA da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo, ex-professora titular da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas - RJ, consultora de empresas na área comportamental dos processos de mudança organizacional. Publicou inúmeras obras no Brasil e no exterior (Suíça e Estados Unidos) como: "The teacher-to-be: 1994, 3ª ed., 1996.
A study of Embryonic Identificacion with a Professional Role", publicado em coautoria com Philip Jackson, pela University of Chicago Press, em 1963.
O esporte, a caminhada, a ginástica, tudo que você faz corporeamente é uma forma muito sadia de trabalhar a sua emoção. Seria necessário a um adulto recorrer à terapia para desenvolver sua inteligência Emocional? Não. O desenvolvimento da IE é feito dentro do desenvolvimento interpessoal, na dinâmica da relação interpessoal em metodologia de laboratório. A terapia é um processo mais profundo, não se propõe a desenvolver especificamente a IE, tem outros objetivos, embora dentro da mesma área onde as emoções são trabalhadas.
A terapia tem por objetivo primordial o ajustamento, o reequilíbrio da pessoa para a vida social, profissional, familiar, em todos os segmentos de sua vida. As pessoas que precisam de terapia são as que têm algum tipo de problema ou dificuldade maior e não conseguem superá-la ou resolvê-la por conta própria e, então, precisam da ajuda de um profissional especializado, o terapeuta. Esses problemas são, às vezes, de origem traumática, mas sempre têm fundo emocional; o objetivo principal da terapia é dar um apoio, descobrir recursos e alternativas, fazendo uma pesquisa das causas da problemática que está prejudicando a sua vida social, afetiva e de trabalho. Isso sem falar dos casos mais graves ou difíceis, neuroses e psicoses.
Saber negociar é ter Inteligência Emocional?
- Sem dúvida, pois quando você faz uma boa negociação você usa seus argumentos mas, ao mesmo tempo, estabelece uma relação afetiva com a outra parte porque há uma troca de emoção, de afetividade. Nesse circuito, a empatia é muito importante. Você tem que sentir o que o outro está sentindo, sintonizar com o outro para que seja uma boa negociação, para que ambos saiam satisfeitos e cheguem ao êxito ou sucesso. Outro tipo de negociação que ilude muito e pode parecer muito emocional é o da manipulação, onde você usa a emoção para manipular. Você está sabendo o que o outro está sentindo, mas não usa isso em benefício comum, apenas em benefício próprio.
Em uma negociação, você tanto pode usar a emoção para criar uma empatia, de forma ganha-ganha; ou para manipular o seu interlocutor, de forma ganha-perde.
Sumário
Descoberta e Gerenciamento das Emoções
A Inteligência Emocional em questão
Desenvolvimento de Seres Humanos
Visão Holística e Espiritualidade
A Emoção nos Relacionamentos
"A Vida é um Mosaico Maravilhoso"
Mesa-Redonda Virtual - Com a participação dos seguintes profissionais:
Ataliba Vianna Crespo - Consultor credenciado pela Organization Development Associates (ODA). Psicólogo, mestre e doutor. Professor titular da Universidade Federal Fluminense.
Eraldo Montenegro - Empresário, consultor, articulista de mídias diversas e diretor-presidente da Revista decidir.
Francis Valdívia de Matos - Psicóloga, pós-graduada em Administração. Membro titular e coordenadora dos Programas de Formação da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo (S.B.D.G.), em São Paulo.
Maria Helena Schuck - Mestre em Psicologia Organizacional, Didata da S.B.D.G. Consultora e professora de Pós-graduação da Unisinos - Rio Grande do Sul.
E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.
Posts Relacionados
Sontag: vida e obra - Aliança dos blogs - Mulheres
Isso me traz alegria - Esmaltes e livros 02/12 - Verão
A riqueza do mundo - Aliança dos blogs
Pelo mundo da moda: criadores, grifes e modelos
Milagres que acontecem - Outubro Rosa - Esmaltes e Livros 10/12
Instagram: @svdanielle
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!