Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Razão e Emoção: A Inteligência Emocional em Questão

 

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Além do nosso conteúdo sobre planejamento e gestão, temos uma seção especial dedicada ao fascinante mundo dos vinhos. Muitos dos leitores do blog, assim como eu e você, também amam o universo dos vinhos, e foi por isso que essa seção nasceu. 

A Profª Fela destaca-se por sua notável contribuição nas áreas de psicologia e desenvolvimento educacional, pessoal, interpessoal e organizacional. São mais de 30 anos - de teoria e prática -, agregando conhecimentos na formação e desenvolvimento de várias gerações de leigos e especialistas.

Psicóloga , mestra em Psicologia Social pela Universidade de Chicago - USA, pós-graduada em Consultoria de Desenvolvimento Organizacional, NTL Institute for Applied Behavioral Science - USA, fundadora e DIDATA MESTRA da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo, ex-professora titular da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas - RJ, consultora de empresas na área comportamental dos processos de mudança organizacional. Publicou inúmeras obras no Brasil e no exterior (Suíça e Estados Unidos) como: "The teacher-to-be: 1994, 3ª ed., 1996.

A study of Embryonic Identificacion with a Professional Role", publicado em coautoria com Philip Jackson, pela University of Chicago Press, em 1963.

O esporte, a caminhada, a ginástica, tudo que você faz corporeamente é uma forma muito sadia de trabalhar a sua emoção. Seria necessário a um adulto recorrer à terapia para desenvolver sua inteligência Emocional? Não. O desenvolvimento da IE é feito dentro do desenvolvimento interpessoal, na dinâmica da relação interpessoal em metodologia de laboratório. A terapia é um processo mais profundo, não se propõe a desenvolver especificamente a IE, tem outros objetivos, embora dentro da mesma área onde as emoções são trabalhadas.

A terapia tem por objetivo primordial o ajustamento, o reequilíbrio da pessoa para a vida social, profissional, familiar, em todos os segmentos de sua vida. As pessoas que precisam de terapia são as que têm algum tipo de problema ou dificuldade maior e não conseguem superá-la ou resolvê-la por conta própria e, então, precisam da ajuda de um profissional especializado, o terapeuta. Esses problemas são, às vezes, de origem traumática, mas sempre têm fundo emocional; o objetivo principal da terapia é dar um apoio, descobrir recursos e alternativas, fazendo uma pesquisa das causas da problemática que está prejudicando a sua vida social, afetiva e de trabalho. Isso sem falar dos casos mais graves ou difíceis, neuroses e psicoses.

Saber negociar é ter Inteligência Emocional?

- Sem dúvida, pois quando você faz uma boa negociação você usa seus argumentos mas, ao mesmo tempo, estabelece uma relação afetiva com a outra parte porque há uma troca de emoção, de afetividade. Nesse circuito, a empatia é muito importante. Você tem que sentir o que o outro está sentindo, sintonizar com o outro para que seja uma boa negociação, para que ambos saiam satisfeitos e cheguem ao êxito ou sucesso. Outro tipo de negociação que ilude muito e pode parecer muito emocional é o da manipulação, onde você usa a emoção para manipular. Você está sabendo o que o outro está sentindo, mas não usa isso em benefício comum, apenas em benefício próprio.

Em uma negociação, você tanto pode usar a emoção para criar uma empatia, de forma ganha-ganha; ou para manipular o seu interlocutor, de forma ganha-perde.


Sumário

Descoberta e Gerenciamento das Emoções

A Inteligência Emocional em questão

Desenvolvimento de Seres Humanos

Visão Holística e Espiritualidade

A Emoção nos Relacionamentos

"A Vida é um Mosaico Maravilhoso"

Mesa-Redonda Virtual - Com a participação dos seguintes profissionais:

Ataliba Vianna Crespo - Consultor credenciado pela Organization Development Associates (ODA). Psicólogo, mestre e doutor. Professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Eraldo Montenegro - Empresário, consultor, articulista de mídias diversas e diretor-presidente da Revista decidir.

Francis Valdívia de Matos - Psicóloga, pós-graduada em Administração. Membro titular e coordenadora dos Programas de Formação da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo (S.B.D.G.), em São Paulo.

Maria Helena Schuck - Mestre em Psicologia Organizacional, Didata da S.B.D.G. Consultora e professora de Pós-graduação da Unisinos - Rio Grande do Sul.



Livro - Razão e Emoção: a inteligência emocional em questão
Autora: Fela Moscovici
Editora: Casa da qualidade
Número de páginas: 133
ISBN: 85-85651-29-6
Edição: 1997


E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.





Posts Relacionados

Sontag: vida e obra - Aliança dos blogs - Mulheres

Isso me traz alegria - Esmaltes e livros 02/12 - Verão 

A riqueza do mundo - Aliança dos blogs 

Pelo mundo da moda: criadores, grifes e modelos

Milagres que acontecem - Outubro Rosa - Esmaltes e Livros 10/12













Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!



Sabia que aqui no blog tem mais de 200 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...