Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Gestão pelo tempo ou pela demanda: qual perfil ideal para sua empresa?

 

No universo empresarial, as formas de gerenciar e contratar profissionais podem variar amplamente dependendo dos objetivos e necessidades de cada organização. Existem empresas que baseiam sua gestão no tempo de trabalho, onde o controle de ponto, especialmente o eletrônico, torna-se uma ferramenta indispensável. Por outro lado, há empresas que optam por contratar com foco na demanda, privilegiando o resultado e a entrega, sem a necessidade de monitorar o horário de trabalho dos colaboradores.

Essas duas abordagens refletem realidades distintas e, por isso, demandam perfis de profissionais diferentes. Empresas que gerenciam pelo tempo valorizam aspectos como assiduidade, pontualidade e capacidade de seguir uma rotina estruturada. Este modelo é comum em atividades que exigem a presença física e a disponibilidade do profissional durante horários específicos, como setores administrativos, indústrias e varejo.

Em contrapartida, empresas orientadas por demandas privilegiam a entrega de resultados, independentemente de onde ou quando o trabalho foi realizado. Esse modelo costuma ser ideal para áreas criativas, projetos específicos ou atividades que permitem maior flexibilidade, como desenvolvimento de software, marketing ou design. Nesses casos, o perfil do profissional buscado é mais autônomo, focado em resultados em com habilidades de autogestão.

No entanto, o que se observa cada vez mais hoje em dia são empresas contratando perfis equivocados de profissionais para os cargos, resultando em cobranças desalinhadas. Um colaborador com habilidades voltadas para um modelo de gestão pode ter dificuldades em atender às demandas de outro modelo. Isso não apenas prejudica a performance e os resultados, mas também gera insatisfação e desmotivação tanto para o profissional quanto para a empresa. 

É fundamental compreender que essas diferenças não tornam um modelo melhor que o outro, mas sim adequados a contextos diferentes. Além disso, as expectativas e a cultura organizacional devem estar claramente definidas e alinhadas com os profissionais desde o início da relação, garantindo um ambiente saudável e produtivo.

Refletir sobre essas diferenças ajuda empreendedores e gestores a adotar estratégias coerentes, seja implementando um ponto eletrônico eficiente ou criando um sistema baseado na avaliação de entregas. Tudo isso contribui para construir empresas que respeitam suas próprias necessidades e as expectativas de seus colaboradores.

E na sua empresa, você está contratando e gerenciando profissionais alinhados ao modelo ideal?


E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.







Posts Relacionados

Falta de recursos! Folha de Ponto: é importante a formalidade. (Material de apoio exclusivo. Na loja.)

Flexibilidade: A chave para crescimento em um mundo em constante transformação

Cinco ensinamentos de Coco Chanel sobre estratégia e gestão

A importância do treinamento contínuo para o sucesso da equipe

Planejamento e gestão: Chaves para solucionar problemas do cotidiano









Abaixo o banner da Vivara que é um anunciante aqui do blog. E que tem amor pelos detalhes em suas peças além de estar em momentos especiais e eternos da vida de cada cliente. Para quem ama joias e sabe o quão especial elas são que a Vivara tem peças incríveis, já conhece? Clica no banner e vai lá espiar!





Sabia que aqui no blog tem mais de 200 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...