Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.
Além de explorarmos temas sobre Educação Estratégica e Gerencial, também reservamos um espaço especial em nosso blog para o incrível
universo literário. Sabemos que muitos dos nossos leitores, assim como e e você, compartilham da paixão pelos livros e pelo conhecimento que eles proporcionam. Por isso, criamos essa
seção dedicada para reunir e recomendar obras que podem transformar perspectivas e agregar valor. Na nossa página, você encontra uma lista com os títulos de todos os livros sugeridos, e cada título é clicável, levando diretamente ao texto completo sobre o livro escolhido.
Não há musa ideal, ao contrário, tantas variações sobre este tema quantas forem as mulheres que tenham a sorte ou a infelicidade de ver seu destino cruzado com o de um determinado artista. De que modo podemos compreender o relacionamento entre a criança Alice Liddell, que inspirou Alice no País das Maravilhas, e o acadêmico de Oxford em que se transformou Lewis Carroll?

Ou a assim chamada musa serial, Lou Andreas-Salomé, que cativou Nietzsche, Rilke e Freud - uma lista tão impressionante da qual qualquer musa poderia se gabar? Salvador Dalí foi o único a assinar sua arte com o nome de sua musa, e Gala Dalí certamente sabia como promover o artista e sua obra, ao mesmo tempo em que tonava mais brilhante a sua própria imagem e o seu ronome.
Lou, Gala e Yoko Ono, todas desafiaram o estereótipo feminista da musa como uma beleza passiva posta num pedestal e oprimida por um artista homem. Entretanto, é raro encontrar um artista e uma musa que sejam parceiros genuínos, verdadeiros colaboradores, tais como a bailarina Suzanne Farrell e o coreógrafo George Balanchine.
O que as nove musas escolhidas por Francine Prose têm em comum? Todas eram belas, ou sensuais, ou dotadas de algum encanto menos convencional. Todas amaram e foram amadas por seus artistas e os inspiraram com uma intensidade de emoção estreitamente relacionada a Eros. Para esses artistas, o amor de - ou por - suas musas forneceu um elemento essencial necessário à mistura de talento e técnica sem a qual não se produz arte.
"Maravilhosamente bem-informado e espirituoso, "A vida das musas nos ensina que o papel de musa é mais do que um simples consolo, e também que todos nós deveríamos ter uma, muito embora elas estejam dando preferência às riquezas materiais. Pobre Yoko Ono! E tiremos o chapéu para a compreensiva a Mrs. Thrale. É uma delícia." Diane Johnson, autora de Le Divorce e de Le Mariage
"Astuto, profundamente inteligente e lindamente escrito, A vida das musas esclarece as complexas parcerias da criatividade. As lutas e os triunfos ocasionais dessas mulheres são fascinantes." Andrea Barrett, autora de Voyage of the Narwhal e de Sevants of the Map
"A vida das musas, de Francine Prose, é um livro delicioso, que vicia - uma história cativante depois da outra, todas narradas de forma inteligente e espirituosa." Jean Strouse, autora de Alice James e de J.P. Morgan
Sumário
Lista de ilustrações
Agradecimentos
Introdução
Hester Thrale
Alice Liddell
Elizabeth Siddal
Lou Andreas-Salomé
Gala Dalí
Lee Miller
Charis Weston
Suzanne Farrell
Yoko Ono
Posfácio
Notas
Referências
Índice
Francine Prose é autora de várias obras de ficção altamente aclamadas, entre as quais Bigfoot Dreams, Household Saints, Hunters and Gatherers, Primitive People, Guided Tours of Hell e Blue Angel, finalista do National Book Award. Seu trabalho vem sendo publicado em periódicos como New Yorker, Atlantic Monthly, GQ, Harper's Magazine, New York Times Magazine e Paris Review. Agraciada com vários prêmios e bolsas de estudo, inclusive das fundações Guggenheim e Fullbright, Francine Prose foi membro da diretoria do Center for Scholars and Writers na New York Public Library. Ela vive na cidade de Nova York.
Livro - A vida das musas: Nove mulheres e os artistas que elas inspiram
Autora: Francine Prose
Número de páginas: 527
ISBN: 85-209-1621-x
Edição: 2004
E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.
Posts Relacionados
Razão e Emoção: A Inteligência Emocional em Questão
Sontag: vida e obra - Aliança dos blogs - Mulheres
Isso me traz alegria - Esmaltes e livros 02/12 - Verão
A riqueza do mundo - Aliança dos blogs
Pelo mundo da moda: criadores, grifes e modelos

Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Instagram: @svdanielle
Aqui no Blog você encontra, Também:
Bom trabalho!
Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional
Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!
Felicidades!