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Espanhol para o vestibular


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão.

Meu segundo idioma é o espanhol, por isso, conheço esse livro e alguns outros do idioma. Gostei do conteúdo e da organização desse do conteúdo do livro de Sandra Di Lullo Arias. Se você está estudando para o vestibular e pretendes aplicar para o idioma espanhol esse pode ser um bom livro para exercitar.

Contracapa do livro: Espanhol para o Vestibular tem por objetivo oferecer ao professor e ao estudante brasileiro um material que permita a preparação adequada para a prova de língua estrangeira no vestibular.


Contracapa do livro: Nesse sentido, entende-se que o sucesso nessa etapa do estudo é consequência de um aprendizado sistemático, objetivo e prazeroso que permita aprofundar conhecimentos na língua espanhola, dominar estruturas gramaticais, melhorar a competência leitora e a capacidade interpretativa, enriquecer vocabulário e entender os aspectos que oferecem maior resistência para a aprendizagem em função da aplicação equivocada de referências linguísticas próprias do português ao idioma espanhol. 

Sobre a autora: Sandra M. Di Lullo Arias trabalha com o ensino da língua espanhola para brasileiros. Nasceu no Chile e é naturalizada brasileira. É mestre em Linguística pelo Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui o Diploma de Español como Lengua Extranjera - DELE Nível Superior (Ministerio de Educación y Ciencia de España). É autora de livros da Campus/Elsevier voltados para o ensino de espanhol, entre eles Espanhol urgente! para brasileiros (14º edição) e Guia de espanhol para quem só fala portunhol. É também mestre em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas - RJ e formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - RJ.



Orelha do livro: Espanhol para o Vestibular oferece material especialmente elaborado para preparar o candidato ao vestibular para as provas de língua estrangeira. Este livro divide-se em duas partes. A primeira visa a uma apresentação objetiva e esquemática de aspectos gramaticais. Quadros gerais introduzem resumidamente o tópico a ser aprendido. A fim de facilitar o estudo, o material é enriquecido com uma variedade de exemplos que reproduzem falas cotidianas e seguem uma abordagem contrastiva - com a apresentação da frase equivalente em português. O tratamento do tema gramatical também é desenvolvido de acordo com o método contrastivo, chamando a atenção para as principais diferenças entre os dois idiomas.

A exposição dos conteúdos é pontuada pela introdução de textos explicativos que têm por função tornar o estudo mais agradável e direcionar a atenção do estudante para aspectos relevantes da matéria. Esses textos encontram-se agrupados sob quatro legendas: atenção, que põe em relevo algum aspecto importante do item estudado; sem confusão, que adverte para elementos que costumam prejudicar o entendimento e a clareza; armadilha, que focaliza situações que induzem a equívocos em função da aparente semelhança entre o português e o espanhol, e dica, que tem por objetivo a simplificação de alguma questão, facilitando sua compreensão. 

Cada capítulo encerra o estudo com a apresentação de uma sequência de exercícios de provas de vestibulares relativas ao tema em foco e o gabarito das questões.
 

O Livro está dividido em duas partes que são elas:

Parte I - Gramática

Os Artigos - Los Artículos

Artigos definidos
O neutro /o
Artigos indefinidos
Usos particulares dos artigos em espanhol
Emprego de el/un com substantivo feminino
Questões de vestibulares


O Substantivo - El Sustantivo

O gênero dos substantivos
Substantivos heterogenéricos
Terminações características de substantivos masculinos
Terminações caracteristicas de substantivos femininos
Homônimos
Heterossemânticos
Número dos substantivos
Grau dos substantivos
Questões de vestibulares


O Adjetivo - El Adjetivo

O gênero dos adjetivos
Adjetivos com formas reduzidas
Adjetivos heterossemânticos
Número dos adjetivos
Grau dos adjetivos
Posição do adjetivo
Questões de vestibulares


Os Pronomes Pessoais - Los Pronombres Personales

Pronomes sujeito
Ello - o pronome neutro
Uso dos pronomes sujeito
Posição dos pronomes sujeito
O tratamento formal e informal
Pronomes complemento
Uso dos pronomes complemento
Leísmo/ Laísmo/ Loísmo
Uso redundante de pronomes
Posição dos pronomes complemento
Ordem dos pronomes no enunciado
Questões de vestibulares


Os Possessivos - Los Posesivos

Posição dos possessivos na frase
Concordância
O artigo com pronomes possessivos
Questões de vestibulares


Os Demonstrativos - Los Demostrativos

Formas variáveis
Relações espaciais e temporais
Ordenação de elementos numa frase
Valor afetivo e enfático
Formas neutras
Expressões usuais com demonstrativos
Questões de vestibulares

Os Pronomes Relativos - Los Pronomes Relativos

Uso dos pronomes relativos
Questões de vestibulares


Os Pronomes Interrogativos e Exclamativos - Los Pronombres Interrogativos y Exclamativos

Acentuação e pontuação
Uso dos interrogativos
Uso dos exclamativos
Emprego dos sinais de interrogação e exclamação
Questões de vestibulares

Os Indefinidos - Los Indefinidos

Uso dos indefinidos
Pronomes invariáveis 
Pronomes variáveis
Questões de vestibulares

Os Numerais - Los Numerales

Os numerais cardinais
Escrita de numerais
Uso dos numerais
Numerais ordinais
Numerais fracionários
Numerais multiplicativos
Numerais coletivos
Questões de vestibulares

Os Advérbios - Los Adverbios

Tipos de advérbio
Uso dos advérbios
Posição dos advérbios
Questões de vestibulares

As Preposições - Las Preposiciones

Uso das preposições 
Regência preposicional
Questões de vestibulares

As Conjunções - Las Conjunciones

Conjunções coordenadas
Uso das conjunções coordenadas
Conjunções subordinadas
Uso de conjunções subordinadas
Questões de vestibulares


Os Verbos - Los Verbos

1. Sobre o verbo
Categorias do verbo
Pessoa/Número
Modo
Formas nominais do verbo
Tempo
Vozes do verbo
Classificação do verbo

2.Conjugação do verbo
Os tempos verbais do indicativo
Presente
Pretérito imperfecto
Pretérito perfecto simple
Pretérito perfecto compuesto
Pretérito pluscuamperfecto
Pretérito anterior
Futuro
Condicional
Condicional perfecto
Os tempos verbais do subjuntivo
Presente
Pretérito imperfecto
Pretérito perfecto
Pretérito pluscuamperfecto
Futuro e futuro perfecto de subjuntivo
Futuro perfecto de subjuntivo
O imperativo
Presente
Imperativo negativo
Irregularidades especiais
Formas nominais do verbo
Infinitivo
Gerundio
Participio
Alguns verbos com dois participios
Verbos que se conjugam na 3º pessoa
O verbo gustar
3. Tempos verbais e uso de pronomes
4. Guia para conjugar verbos
Verbos essenciais conjugados
Principais nomenclaturas dos tempos verbais
Questões de vestibulares

Regras de Acentuação - Reglas de Acentuación

O acento em hiatos, monossílabos e palavras compostas
Acento diacrítico
Heterotônicos
Questões de vestibulares
Gabaritos

Parte II

Interpretação de texto

Provas de vestibulares, questões de interpretação e vocabulário de apoio ao texto
Gabarito comentado



Pág. 195 - 10. (PUC-PR) "Hay algo de buen confidente en el fútbol cuando enseña los caminos a los equipos. Le ocurrió a España, que ganó cuando tuvo a la gente en su sitio. Cuando no la tuvo, penó frente a Paraguay, equipo especulador por naturaleza. Ese rasgo se acentuó con el gol de Puyol en propia puerta, situación que puso España ante la evidencia de sus numerosos desequilíbrios." 
(El País, Madrid, 9 de junio de 2002)

Ele texto contiene cuatro oraciones.
Cuanto a los verbos de esas oraciones, se afirma:

I - En la primera, sólo hay verbos en el presente.
II - En la segunda y tercera, sólo hay verbos en el pasado.
III - En la cuarta, hay verbos en presente y en pasado.

Está correcta o están correctas las afirmaciones:

a) solamente I
b) solamente II
c) solamente III
d) I y II
e) II y III

Resposta: 10. d



Pág. 231 - 

Texto: Pontifícia Universidade Católica de Mina Gerais
Lea los textos atentamente y a continuación escoja la alternativa adecuada para cada una de las siguientes cuestiones.

Don Quijote, su tiempo y sus interpretaciones

El historiador Ricardo García Cárcel comentó en Valladolid que la época en que apareció la obra de Cervantes El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha 'fue un tiempo muy interesante ya que supuso un tránsito entre la euforia imperial, los años gloriosos de la proyección de Europa y la sima de la acadencia, del hundimiento, un período donde Cervantes se movió de una manera un tanto ambigua, entre la euforia y el desencanto', advirtió el conferenciante.
Durante su intervención, observó cómo con el correr de los siglos la obra más universal de las letras hispanas dividió a los lectores y a la crítica entre 'Cervantistas y Quijotistas' en función de quienes defendían la autonomía del hidalgo al margen de su creador, y de quienes estaban convencidos del dominio del autor sobre su personaje.
Entre los segundos mencionó a varios miembros de la Generación del 98, abanderados de 'un auténtico movimiento de libertad interpretativa' hasta el punto de que autores como Azorín y Unamuno figuraron 'entre los muchos, diría incluso demasiados caballeros andantes dispuestos a acompañar a Don Quijote en su peripecia vital, olvidándose de la pluma que le trajo al mundo'.

o texto segue no livro.


Livro: Espanhol para o vestibular
Autor: Sandra Di Lullo Arias
Número de páginas: 251
ISBN: 85-352-1881-5
Ano da Edição: 2006



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Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


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