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Cachaça: bebida típica brasileira.


Acordo assinado entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos reconhece a bebida como típica do Brasil


          Os produtores brasileiros de cachaça não poderiam encontrar garota propaganda melhor: a presidente Dilma Rousseff, que assinou na manhã desta segunda-feira (9/4) em Washington um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, onde a cachaça é reconhecida como produto tipicamente brasileiro. “Ter a cachaça na pauta de um encontro tão importante ajuda a divulgar o produto, que não é conhecido pelos norte-americanos e, com certeza, deve favorecer o aumento das vendas para aquele país”, diz Alexandre Wagner da Silva, diretor-presidente da Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade (Ampaq).

          As vendas de cachaça para o mercado americano são pequenas e o produto entra no país classificado como rum. A expectativa dos produtores brasileiros é que com a nova denominação fora do país, o produto se torne mais conhecido e, consequentemente, mais consumido pelos americanos. “Lá, até o momento, eles conhecem a caipirinha, que já virou marca do Brasil no exterior”, conta Silva.

          O Brasil produz cerca de 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano, sendo o maior volume em destilarias e uma parte em pequenos alambiques. São mais de 30 mil produtores e 5 mil marcas. As exportações respondem por 1% da produção nacional. Os maiores compradores da cachaça brasileira são Alemanha e Inglaterra, onde o produto já é bastante conhecido.

          No encontro com Obama, a presidente Dilma negociará ainda acordos sobre a carne suína e a lei agrícola. O mercado dos Estados Unidos se abriu para a carne suína de Santa Catarina, e a comitiva brasileira tenta ampliar a parceria para que a certificação beneficie outros estados. As discussões sobre a nova lei agrícola norte-americana são acompanhadas de perto pelos brasileiros, uma vez que podem causar impacto nas exportações nacionais.

          Em 2011, os Estados Unidos foram o segundo principal parceiro comercial brasileiro, depois da China. De janeiro a fevereiro deste ano, o intercâmbio comercial dos Estados Unidos com o Brasil aumentou 20% em relação ao mesmo período de 2011, passando de US$ 7,9 bilhões para US$ 9,5 bilhões. As exportações brasileiras cresceram em 38% e as importações, 6% no mesmo período.

Fonte: Site Globo Rural.

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