Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais, e uma delas é esta.
Mais uma temporada linda da nossa Aliança dos Blogs e esse mês com o tema: Carnaval. Para esse tema trouxe um livro muito interessante que se chama - Samba de Enredo: História e Arte: surgiu da parceria entre Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas, escritores apaixonados pela cultura do Samba. Em meio a ritmos, letras e personagens, o livro apresenta análises minuciosas de sambas enredo e suas relações com a história social do país, de 1870 até a atualidade. Vem ver mais sobre o livro!
Para escrever este livro, ouvimos quase 1.600 sambas de enredo do nosso acervo pessoal. Este livro é apenas uma pequena introdução à história do samba de enredo. Não tratamos da história do Carnaval, nem da história das escolas de samba. Gostaríamos que fosse mais ouvido do que lido. Por isso, sugerimos que os leitores escutem as gravações dos sambas citados.
Mais um pouco: que visitem uma quadra de escola de samba, ao vivo, depois da entrada triunfal da bateria. Essa é a experiência. Depois disso, não haverá mais dúvida sobre a terra. A cultura popular brasileira é repleta de manifestações que se expressam no formato processional. A tradição do cortejo também está presente, desde pelo menos o século 19, no Carnaval de rua Carioca.
Samba de enredo: história e arte surgiu da parceria entre Alberto Mussa e Luiz Antono Simas, escritores apaixonados pela cultura do samba. Em meio a ritmos, letras e personagens, o livro apresenta análises minuciosas de sambas de enredo e suas relações com a história social do país, de 1879 até a atualidade.
"Entre as espécies de samba, o samba enredo é certamente a mais impressionante. Porque não é lírica - no que contraria uma tendência universal da música popular urbana. E porque integra o maior complexo de exibições artísticas simultâneas do mundo moderno: o desfile das escolas de samba. Mais do que isso: porque o samba de enredo é um gênero épico.
Qualquer pessoa que queira estudar a história dos sambas de enredo acabará, forçosamente, diante do problema das fontes de pesquisa. Os registros fonográficos sistemáticos só surgem no final da década de 60. Antes disso, as gravações são esporádicas e, não raro, apresentam poucos dados sobre as obras gravadas.
Os estudos existem sobre o tema privilegiam, geralmente, análises qualitativas - destacando em geral apenas os sambas que adquiriram projeção acima da média e tiveram boa repercussão na mídia. Esse trabalho parte de outro princípio; o de que a análise qualitativa depende primeiramente de um apanhado do maior número possível de sambas enredo.
O único gênero épico genuinamente brasileiro - que nasceu e se desenvolveu espontânea e livremente, sem ter sofrido a mínima influência de qualquer outra modalidade épica, literária ou musical, nacional ou estrangeira.
Na maior parte dos tratados sobre a história das escolhas de samba, é recorrente a discussão sobre qual teria sido o primeiro samba de enredo, qual composição original teria fundado o gênero. Embora as opiniões divirjam, há uma constante: o critério extrínseco - ou seja, a noção de que samba de enredo é expressão poética do enredo apresentado no desfile.
Posts Relacionados
Não sei quando, nem onde, apenas os porquês
Instagram: @svdanielle
Amei a dica e já anotei aqui, para futura leitura, querida Dani. Beijos
ResponderExcluir