Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

O que o caso das Americanas pode ensinar sobre planejamento e gestão: no cotidiano e na empresa



Vamos nos deter em planejamento e gestão pendendo para o lado administrativo do que contábil, combinado? Vamos tomar o caso Americanas pois essa situação empresarial pode nos ensinar. O caso Americanas é um caso complexo que existem "n" fatores envolvidos e que ainda estão sendo avaliados pelos envolvidos. No momento podemos tomar dois aprendizados para o cotidiano: planejar de forma mais consistente e gerir com base no planejamento.

Pensando em organização de fornecedores, na empresa, fazer planejamento consistente das compras é essencial. A negociação é um dos passos que merece atenção na hora das compras e da entrega junto aos fornecedores. É importante que seja acordado o que foi constatado possível dentro do planejamento. Usar o planejamento como base para decisões e ações é uma forma de não solicitar prorrogação de duplicatas. O custo da prevenção é sempre menor que o custo do reparo: planejamento não é perda de tempo.

Pedir prorrogação de duplicatas, frequentemente, é falta de planejamento. Se você tem dificuldades com planejar e gerir a sua empresa não tome como uma depreciação e sim como um ponto a ser melhorado. Foque na solução e não no problema. Lembre que sempre é tempo para começar a planejar e de gerir de forma consistente e com intenção.

Pensando em cotidiano residencial: planejar compras e gastos para não ter que recorrer a instituições financeiras ainda é a melhor prevenção. Se você já está recorrendo às instituições financeiras: faça uma planilha com todas as dívidas e tome posse dessa informação para quem sabe seja possível fazer negociações com credores? Outra opções: trabalhos que tragam renda extra e viver de forma mais enxuta possível até que as finanças estejam em dia. Adaptações e mudanças serão feitas ao longo da execução do planejamento mas ter um é de suma importância para uma gestão com lastros mais fortes.

Fonte dos títulos que estão na imagem: O Globo, Exame e Valor Investe


 Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...