Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os Bastidores da Internet no Brasil





Esse livro é do começo dos anos dois mil e conta a história de como as empresas e seus gestores brasileiros começaram a investir no ramo virtual. Apesar de ter sido escrito em 2003 é uma história muito interessante do ponto de vista da gestão. De leitura fácil e com relatos que mostram a dificuldade de implantar algo novo e desconhecido! Os relatos reais da época tornam o livro ainda mais interessante. O jovem  escritor na época tinha apenas 26 anos e soube transmitir muito bem as expectativas e angústias de implantar e adentrar no desconhecido mundo virtual daquele ano.


Recomendo o livro para os interessados por gestão. O meu comprei usado em um sebo. 

O livro está dividido nos seguintes capítulos:

- A Teia
- Os Primeiros Empreendedores
- As Grandes Marcas
- O Big-Bang
- A Invasão Estrangeira
- O Almoço Grátis
- A Explosão
- O Rescaldo
- O Futuro
- A Internet em Números

Algumas partes do livro:

"A Amazon.com tem esse nome devido à imaginação fértil de um ex-analista do do mercado financeiro, Jeff Bezos, que em julho de 1995 teve a ideia de colocar à venda na rede uma quantidade enorme de livros, num volume comparável, na sua cabeça, à quantidade de água do rio Amazonas. Na época com 31 anos, Bezos trabalhava como vice-presidente do fundo americano D.E. Shaw & Co. e havia recebido a incumbência de sondar o mercado em busca de oportunidades "nessa tal de Internet", como então dizia seu chefe, David Shaw (que, aliás, também estudou em Stanford, como um tal de Jim Clark, não o piloto de Fórmula 1, mas i criador da Silicon Grafics, empresa de tecnologia do Vale do Silício, e, mais tarde, da Netscape)."

"A crise fez com que os empreendedores passassem a ter muito menos espaço para errar. Hoje, estar pronto para se adaptar é mais importante do que ter um plano de negócios sólido."

"O fato é que a Internet não parou de crescer desde seu surgimento e assim ocorreu no início de 2003. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Nielsen NetRatings, de cada onze pessoas no mundo, uma tem acesso à Web. O número de usuários no mundo ultrapassa 563 milhões de pessoas. Os Estados Unidos continuavam sendo a nação com maior número de internautas do mundo, concentrando 30% do total. A Europa somava 23% e a Ásia aparecia com 13%. A América Latina tinha 2% do total de internautas do mundo, mas estava em franco crescimento."

"Embora seja óbvio que a Internet não vai acabar com nenhum dos outros meios de comunicação, também é óbvio que ela disputa o bem mais precioso de cada um: o tempo"



Livro: Os Bastidores da Internet no Brasil - As Histórias de sucesso e de fracasso que marcaram a web brasileira 
Autor: Eduardo Vieira 
Editora: Editora Manole
Número de páginas: 286
ISBN: 85-204-1708-6
Ano da Edição: 2003


Assim como eu - você deve gostar de saber como os negócios na internet começaram, porque, sem dúvidas, temos sempre o que aprender com os precursores! Planejamento e gestão estão nos detalhes da administração de cada liderança e por isso ler sobre a experiência do cotidiano de quem está à frente de seus negócios é tão interessante. 

Fico feliz que temos interesses em comum no que se refere a conteúdo. Por isso, trago inúmeros autores com diferentes perspectivas do planejamento, gestão e dos assuntos que os rodeiam. Também, escrevo sobre minha experiência acerca dos temas: planejamento e gestão. Publiquei mais de 800 textos aqui no blog que já passaram de 200 mil leituras. Meu comprometimento com você leitor é proporcionar aqui no blog um lugar para pesquisa, leitura, aprendizado e desenvolvimento. Se você se interessou pelo livro que citei acima  vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir ele além de mais dois títulos sobre o assunto:


















Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A forma como equipes compartilham recursos simples, como uma geladeira, revela muito sobre sua capacidade de organização e convivência. Pequenos hábitos refletem diretamente na produtividade e na eficácia gerencial. Por isso, este guia conecta práticas cotidianas com princípios da educação estratégica e gerencial : respeito ao espaço coletivo, disciplina e gestão eficiente. 7 regras essenciais para a geladeira coletiva 1. Lembre-se: a geladeira é de todos Respeitar o espaço compartilhado fortalece a convivência e evita conflitos desnecessários.  2. Organize seus alimentos em um único espaço Facilita o controle da validade e mantém a geladeira práticas para todos. 3. Consuma apenas o que é seu Evita mal-entendidos e reforça a confiança entre colegas. 4. Derramou algo? Limpe na hora Higiene imediata garante um ambiente limpo e agradável para o próximo usuário. 5. Não deixe alimentos estragarem   Escolha um dia fixo da semana para revisar seus itens e evitar desperdício.  6....

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? A resposta é sim - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.  Por que regras são necessárias?    1. Cultura organizacional em todos os espaços Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em cada detalhe. 2. Normas garantem bom funcionamento  Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  Sugestão prática Fixar um Guia de uso  na porta da geladeira ou próximo a ela é extremamente útil. Esse tipo de mater...

Não seja leva e traz!

O "leva e traz" é mais comum do que se imagina nos ambientes de trabalho. Mas afinal, quem é essa pessoa? Trata-se do colega que não se considera fofoqueiro, mas vive compartilhando informações que ouviu de outros, acreditando estar "ajudando" ou "alertando" a equipe. Na prática, ele manipula e desagrega, usando informações privilegiadas como forma de influência. Quem é o leva e traz Está sempre mais atento à vida dos outros do que ao próprio trabalho. Circula informações desnecessárias, muitas vezes destorcidas. Gosta de se apresentar como "pessoa de confiança", mas não poupa ninguém - nem colegas, nem líderes. Conta algo que ouviu de alguém e, logo em seguida, leva sua opinião de volta para essa pessoa, gerando conflitos. Lembrete do dia Desconfie da pessoa que se interessa demais pela vida alheia no trabalho e está sempre metida em confusões. Colegas assim raramente contribuem para a equipe - mantenha distância e foque no seu trabalho. Impac...