Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os Bastidores da Internet no Brasil





Esse livro é do começo dos anos dois mil e conta a história de como as empresas e seus gestores brasileiros começaram a investir no ramo virtual. Apesar de ter sido escrito em 2003 é uma história muito interessante do ponto de vista da gestão. De leitura fácil e com relatos que mostram a dificuldade de implantar algo novo e desconhecido! Os relatos reais da época tornam o livro ainda mais interessante. O jovem  escritor na época tinha apenas 26 anos e soube transmitir muito bem as expectativas e angústias de implantar e adentrar no desconhecido mundo virtual daquele ano.


Recomendo o livro para os interessados por gestão. O meu comprei usado em um sebo. 

O livro está dividido nos seguintes capítulos:

- A Teia
- Os Primeiros Empreendedores
- As Grandes Marcas
- O Big-Bang
- A Invasão Estrangeira
- O Almoço Grátis
- A Explosão
- O Rescaldo
- O Futuro
- A Internet em Números

Algumas partes do livro:

"A Amazon.com tem esse nome devido à imaginação fértil de um ex-analista do do mercado financeiro, Jeff Bezos, que em julho de 1995 teve a ideia de colocar à venda na rede uma quantidade enorme de livros, num volume comparável, na sua cabeça, à quantidade de água do rio Amazonas. Na época com 31 anos, Bezos trabalhava como vice-presidente do fundo americano D.E. Shaw & Co. e havia recebido a incumbência de sondar o mercado em busca de oportunidades "nessa tal de Internet", como então dizia seu chefe, David Shaw (que, aliás, também estudou em Stanford, como um tal de Jim Clark, não o piloto de Fórmula 1, mas i criador da Silicon Grafics, empresa de tecnologia do Vale do Silício, e, mais tarde, da Netscape)."

"A crise fez com que os empreendedores passassem a ter muito menos espaço para errar. Hoje, estar pronto para se adaptar é mais importante do que ter um plano de negócios sólido."

"O fato é que a Internet não parou de crescer desde seu surgimento e assim ocorreu no início de 2003. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Nielsen NetRatings, de cada onze pessoas no mundo, uma tem acesso à Web. O número de usuários no mundo ultrapassa 563 milhões de pessoas. Os Estados Unidos continuavam sendo a nação com maior número de internautas do mundo, concentrando 30% do total. A Europa somava 23% e a Ásia aparecia com 13%. A América Latina tinha 2% do total de internautas do mundo, mas estava em franco crescimento."

"Embora seja óbvio que a Internet não vai acabar com nenhum dos outros meios de comunicação, também é óbvio que ela disputa o bem mais precioso de cada um: o tempo"



Livro: Os Bastidores da Internet no Brasil - As Histórias de sucesso e de fracasso que marcaram a web brasileira 
Autor: Eduardo Vieira 
Editora: Editora Manole
Número de páginas: 286
ISBN: 85-204-1708-6
Ano da Edição: 2003


Assim como eu - você deve gostar de saber como os negócios na internet começaram, porque, sem dúvidas, temos sempre o que aprender com os precursores! Planejamento e gestão estão nos detalhes da administração de cada liderança e por isso ler sobre a experiência do cotidiano de quem está à frente de seus negócios é tão interessante. 

Fico feliz que temos interesses em comum no que se refere a conteúdo. Por isso, trago inúmeros autores com diferentes perspectivas do planejamento, gestão e dos assuntos que os rodeiam. Também, escrevo sobre minha experiência acerca dos temas: planejamento e gestão. Publiquei mais de 800 textos aqui no blog que já passaram de 200 mil leituras. Meu comprometimento com você leitor é proporcionar aqui no blog um lugar para pesquisa, leitura, aprendizado e desenvolvimento. Se você se interessou pelo livro que citei acima  vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir ele além de mais dois títulos sobre o assunto:


















Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...