Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Mailchimp intuitivo

Os Bastidores da Internet no Brasil





Esse livro é do começo dos anos dois mil e conta a história de como as empresas e seus gestores brasileiros começaram a investir no ramo virtual. Apesar de ter sido escrito em 2003 é uma história muito interessante do ponto de vista da gestão. De leitura fácil e com relatos que mostram a dificuldade de implantar algo novo e desconhecido! Os relatos reais da época tornam o livro ainda mais interessante. O jovem  escritor na época tinha apenas 26 anos e soube transmitir muito bem as expectativas e angústias de implantar e adentrar no desconhecido mundo virtual daquele ano.


Recomendo o livro para os interessados por gestão. O meu comprei usado em um sebo. 

O livro está dividido nos seguintes capítulos:

- A Teia
- Os Primeiros Empreendedores
- As Grandes Marcas
- O Big-Bang
- A Invasão Estrangeira
- O Almoço Grátis
- A Explosão
- O Rescaldo
- O Futuro
- A Internet em Números

Algumas partes do livro:

"A Amazon.com tem esse nome devido à imaginação fértil de um ex-analista do do mercado financeiro, Jeff Bezos, que em julho de 1995 teve a ideia de colocar à venda na rede uma quantidade enorme de livros, num volume comparável, na sua cabeça, à quantidade de água do rio Amazonas. Na época com 31 anos, Bezos trabalhava como vice-presidente do fundo americano D.E. Shaw & Co. e havia recebido a incumbência de sondar o mercado em busca de oportunidades "nessa tal de Internet", como então dizia seu chefe, David Shaw (que, aliás, também estudou em Stanford, como um tal de Jim Clark, não o piloto de Fórmula 1, mas i criador da Silicon Grafics, empresa de tecnologia do Vale do Silício, e, mais tarde, da Netscape)."

"A crise fez com que os empreendedores passassem a ter muito menos espaço para errar. Hoje, estar pronto para se adaptar é mais importante do que ter um plano de negócios sólido."

"O fato é que a Internet não parou de crescer desde seu surgimento e assim ocorreu no início de 2003. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Nielsen NetRatings, de cada onze pessoas no mundo, uma tem acesso à Web. O número de usuários no mundo ultrapassa 563 milhões de pessoas. Os Estados Unidos continuavam sendo a nação com maior número de internautas do mundo, concentrando 30% do total. A Europa somava 23% e a Ásia aparecia com 13%. A América Latina tinha 2% do total de internautas do mundo, mas estava em franco crescimento."

"Embora seja óbvio que a Internet não vai acabar com nenhum dos outros meios de comunicação, também é óbvio que ela disputa o bem mais precioso de cada um: o tempo"



Livro: Os Bastidores da Internet no Brasil - As Histórias de sucesso e de fracasso que marcaram a web brasileira 
Autor: Eduardo Vieira 
Editora: Editora Manole
Número de páginas: 286
ISBN: 85-204-1708-6
Ano da Edição: 2003


Assim como eu - você deve gostar de saber como os negócios na internet começaram, porque, sem dúvidas, temos sempre o que aprender com os precursores! Planejamento e gestão estão nos detalhes da administração de cada liderança e por isso ler sobre a experiência do cotidiano de quem está à frente de seus negócios é tão interessante. 

Fico feliz que temos interesses em comum no que se refere a conteúdo. Por isso, trago inúmeros autores com diferentes perspectivas do planejamento, gestão e dos assuntos que os rodeiam. Também, escrevo sobre minha experiência acerca dos temas: planejamento e gestão. Publiquei mais de 800 textos aqui no blog que já passaram de 200 mil leituras. Meu comprometimento com você leitor é proporcionar aqui no blog um lugar para pesquisa, leitura, aprendizado e desenvolvimento. Se você se interessou pelo livro que citei acima  vou deixar o link da Amazon para que você possa adquirir ele além de mais dois títulos sobre o assunto:


















Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

No Instagram: @svdanielle

No Facebook: @svdanielle

No Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

No Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

  1 - Lembre que ela é coletiva e não apenas sua:  Os bons hábitos de higiene e limpeza devem prevalecer em uma geladeira coletiva . Mas se você não tem bons hábitos de higiene e limpeza não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2- Armazene os seus alimentos em um espaço específico dentro da geladeira. Um alimento em cada canto, não: ok? Uma maçã em uma prateleira, um pote em outra e a garrafinha em outra: não é prático. Se todos os alimentos estiverem concentrados apenas em um canto da geladeira será mais fácil administrar a validade deles. 3 - Consuma apenas o que é seu!  Pode parecer estranho para alguns essa colocação mas para outros não! É muito comum uns consumirem os lanches dos outros sem permissão? Sim! Não deveria ser assim? Não! Mas sempre é tempo de aprender e ter atitudes melhores . Principalmente, na geladeira coletiva da empresa.  4 - Derramou algo? no mesmo momento: limpe. Cada um deve limpar

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras são importantes por alguns motivos mas dois são muito importantes: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa forma não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de trabalho . Evitar desavenças de

Geladeira coletiva da empresa: não deixe comida velha!

Assunto que pode parecer um pouco estranho para alguns - já para outros nem tanto! É muito comum, inclusive, as empresas abolirem a geladeira em virtude dos maus hábitos dos colaboradores. Se você é a pessoa que esquece comida dentro da geladeira e nunca mais lembra até criar mofo: anote na agenda uma vez por semana fazer uma limpa ou melhor tenha um dia especial para fazer a limpeza em seus alimentos. Quem sabe todas as sextas-feiras, assim, não fica comida ruim na geladeira no final de semana. A geladeira da empresa é um utensílio coletivo que deve ser tratado com educação e cuidado por todos. Deixar os alimentos envelhecerem dentro dela é o verdadeiro descaso com o resto dos colegas. Não espere que um colega lhe avise que tem algo ruim seu na geladeira. A responsabilidade por manter limpo o que usa é de cada um. Assuma as responsabilidades que são suas e evite estresses desnecessários com os colegas ou com os superiores. Ambiente coletivo todos devem ser colaborativos