Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Vinho e território: a experiência do Vale dos Vinhedos

 

Este é um blog dedicado a Planejamento e Gestão isso quer dizer: Educação estratégica e gerencial. Aqui, você encontrará várias indicações de livros, pois ler é essencial para todas as profissões. A leitura e a atualização constantes são fundamentais para o desenvolvimento profissional e para a tomada de decisões mais acertadas. Especialmente para quem trabalha com planejamento e gestão, áreas que são o foco principal do blog, a leitura é ferramenta valiosa. Profissionais que atuam nesses campos, geralmente, lideram equipes e precisam estar sempre bem informados e preparados.

Além do nosso conteúdo sobre planejamento e gestão, temos uma seção especial dedicada ao fascinante mundo dos vinhos. Muitos dos leitores do blog, assim como eu e você, também amam o universo dos vinhos, e foi por isso que essa seção nasceu. 

No contexto cada vez mais competitivo do mercado de vinhos, uma das mais tradicionais regiões vinícolas brasileiras, na Serra Gaúcha, enfrenta o desafio de elevar a qualidade de seus produtos, diferenciando-os e afastando-se da concorrência via preços. Por meio da associação de produtores, conquistou-se uma indicação geográfica (Vale dos Vinhedos), que confere aos produtores certificação e, aos vinhos, singularidade.


Esta obra analisa a importância do território e das instituições que emergiram para o estabelecimento de uma estrutura de governança capaz de coordenar seus agentes, no exercício de ações sinérgicas, em busca de alternativas e soluções de problemas coletivos.

Esta obra é resultado de um prjeto de pesquisa mais amplo sobre experiências recentes de desenvolvimento territorial rural. Realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, o projeto vem contando com a participação de professores, alunos de doutorado, mestrado e iniciantes cinetíficos. As pesquisas realizadas têm sido viabilizadas por financiamentos provenientes de diferentes organismos de fomento do governo brasileiro, como são os casos do CNPq e da Capes, e do governo do estado de Minas Gerais, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). 


Vimos serem constituídos, nos últimos anos, no Brasil, tanto arranjos socioprodutivos territoriais induzidos por políticas pública, como as estruturas de governança privadas, também de base territorial que vêm coordenando cadeias produtivas para ampliação da escala de produção, visando uma maior capacidade de competitividade nos mais dinâmicos mercados nacionais e internacionais. 

Os arranjos territoriais induzidos pelo governo federal foram construídos como estratégia de desenvolvimento com base em projetos reivindicados desde baixo para a superação de uma situação de subdesenvolvimento. Esses são os casos dos Consórcios Intermunicipais de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads), criados no âmbito do Programa Fome Zero, e os Territórios do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que serviram de base para a constituição dos Territórios da Cidadania.


 Sumário

Apresentação
Introdução

Capítulo 1
A Indústria Vitivinícola no Brasil no Rio Grande do Sul e no Vale dos Vinhedos
A vitivinicultura no Brasil
A estruturação do setor vitivinícola no Rio Grande do Sul
A entrada das multinacionais no mercado brasileiro de vinhos
O complexo agroindustrial da uva e do vinho: uma breve caracterização
O panorama atual da viticultura no Rio Grande do Sul
Considerações finais 

Capítulo 2
Globalização, Indicações Geográficas, Singularização e Diversificação na Indústria Vitivinícola
A globalização, uma metáfora da perplexidade ou universo de trajetórias inesperadas
O que são as Indicações Geográficas e qual a sua importância
Considerações finais

Capítulo 3
O Território Vale dos Vinhedos
A perspectiva territorial
O território do Vale dos Vinhedos
O papel do conhecimento e da inovação no desenvolvimento territorial
Instituições de apoio tecnológico à vitivinicultura
A importância da Embrapa e da Emater/RS
Possibilidades e limites para o desenvolvimento endógeno
Considerações finais

Capítulo 4
O Espaço Rural do Vale dos Vinhedos: uma realidade em transformação
Vale dos Vinhedos: um território da agricultura familiar
Algumas implicações da IPVV para os agricultores familiares e demais atores locais
Pluriatividade e enoturismo
O setor vitivinícola e o formato neocorporativista de representação de interesses
Considerações finais

Conclusão e Perspectivas
Referências 

Antonio César Ortega

Graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Economia no Programa de Economia, Sociologia e Políticas Agrárias da Universidade de Córdoba-ESP e Pós-doutor em Economia pelo Insituto de Economia da Unicamp. Atualmente, é Professor Associado III do Instituto de Economia e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. É pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig.

Daniel Lemos Jeziorny

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorando em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, é economista da OSCIP Gauyí e Tutor no Grupo Uniasselvi.

Livro - Vinho e território: a experiência do Vale dos Vinhedos
Autores: Antonio César Ortega, Daniel Lemos Jeziorny
Editora: Alínea 
Número de páginas: 200
ISBN: 978-85-7516-472-3
Edição: 2011


E lembre de se inscrever no blog. Enviamos uma Newsletter duas vezes ao mês para os inscritos, mantendo-os próximos e constantemente lembrados da importância da educação estratégica e gerencial para alcançar seus objetivos.





Posts Relacionados

















Abaixo banner da evino que é um anunciante aqui do blog. A evino é uma loja de vinhos online que oferece grandes descontos em produtos altamente compativeis. Venha experimentar um novo conceito de saborear o sabor da vida. Clica no banner e vai espiar!









Sabia que aqui no blog tem mais de 200 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Bom trabalho!

Educação Estratégica e Gerencial
Mentoria e Desenvolvimento Profissional


Você já me conhece!
Eu sou Danielle SV
A Dani do Planejamento e Gestão






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

Tenho geladeira coletiva na empresa, precisa ter regras? Sim! As regras, por alguns motivos, são muito  importantes - aqui destaco dois deles: 1)  a cultura da empresa deve estar em todos os lugares (Regras fazem parte da cultura empresarial) e 2) para o bom andamento de qualquer atividade coletiva deve existir regras. Preferencialmente, que as regras sejam postas antes de começar "o jogo" para que todos entendam como devem se comportar. Ter um Guia de uso na porta da geladeira coletiva da empresa ou próximo a ela será útil.  Utensílios que estão à disposição de várias pessoas devem ter regras de uso e higiene caso contrário cada um agirá da forma que faz em casa. E dessa maneira não funciona pois cada ambiente deve ter suas próprias regras e que sejam para todos, principalmente, os ambientes profissionais . Sem regras: um ambiente como a cozinha pode ser um estopim para desavenças e essas desavenças, geralmente, acabam se estendendo para atividades do cotidiano de ...

Como resolver um problema?

Ás vezes, resolver problemas não é nada fácil! A parte mais importante é focar na solução, pois o problema  existe. Para ajudar você a ponderar as possíveis soluções e escolher a mais adequada para o momento de vida, criei quatro folhas (planners) que estão disponíveis para impressão. Basta clicar nos títulos: 1) Folha 1 a) Preencha seu nome e data do dia.  b) Título do Problema : escreva o nome que você deu para esse problema. c) Resumo do Problema : descreva brevemente o que está acontecendo.  d) Possível Solução 1 : descreva a primeira forma que pensou para solucionar o problema. e) Prós da solução 1 : liste todos os pontos favoráveis a essa decisão. f) Contras da solução 1 : liste todos os pontos desfavoráveis a essa decisão. g) A solução 1 atende ás minhas expectativas? Por quê? : compare os prós e contras, faça uma observação crítica e reflita sobre qual deles melhor atende às suas expectativas. 2) Folha 2 A folha 2 é idêntica a fol...